Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Descubra o momento ideal para procurar uma vaga de estágio

Coordenador de curso explica a importância do estágio e orienta os estudantes na escolha da vaga
Por: 25/01/2023 - 17:02 - Atualizado em: 25/01/2023 - 18:00
Estágio é etapa importante da formação acadêmica

Escrito por Thaynara Andrade

Estagiar durante a graduação é um passo importante na formação do estudante, que além dos conhecimentos teóricos, precisa demonstrar ao mercado de trabalho que possui as habilidades práticas necessárias para exercer a sua profissão.

Para te ajudar, conversamos com o professor John Pablo, coordenador do curso de administração da Unama. Ele explica  qual o momento certo para os alunos buscarem vagas de estágio e como escolher a melhor oportunidade. Confira.

Papel do estágio na formação do estudante 

“Através dessa experiência o aluno terá oportunidades como a de exercer sua função sob a orientação de um profissional, desenvolver o seu relacionamento interpessoal, observar como funciona o clima organizacional, dentre outras vivências que o próprio cotidiano irá propocionar” , explica John. 

Existe momento certo para estagiar? 

“A universidades podem ter parcerias com empresas privadas e ter seus próprios períodos para recomendar estágios aos alunos. Na graduação, que geralmente tem entre 4 a 5 anos, os alunos que estão entre o terceiro e o quarto período já têm uma bagagem maior para exercer a função”, afirma o coordenador.

O que levar em consideração na hora de buscar uma vaga?

“Na hora de buscar a vaga, o acadêmico precisa se preocupar com a elaboração do currículo, precisa ter clareza e objetivo.  Também é importante que o aluno procure o setor de empregabilidade da instituição para encontrar orientação nesse momento”,  explica John. 

Além disso, ele destaca a importância do aluno se dedicar a sua formação. “É importante ser um bom aluno. O estágio significa prática em uma empresa ou organização, para isso o aluno precisa estar com a teoria no seu curso de graduação em dia, precisa estudar, ler, pesquisar, entender o que é o curso e a sua profissão.”

 

Comentários