Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Congresso inicia com entrega de honraria, música e minicurso

Programação segue até sábado, 30 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 29/09/2023 - 22:47 - Atualizado em: 29/09/2023 - 10:05
Nesta quinta-feira (28), ocorreu a abertura do VI Congresso Nacional Multidisciplinar de Saúde 2023, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A homenageada deste ano foi a Dra. Heloisa Guimarães, que é médica especialista em Cardiologia Intervencionista e especialista em Gestão em Saúde. Na ocasião, ela recebeu a medalha e a comenda UNAMA pelos serviços prestados à sociedade. 
 
Ao todo, mais de mil alunos participaram da conferência magna sobre saúde pública. "É muito triste a gente olhar, precisar e não ter oportunidades. Eu nortista, acadêmica da Federal e única mulher na residência médica em cardiologia. Nas dificuldades, eu sempre pensava nas nossas mães e nossas avós que abriram caminho. Saíram de casa, conquistaram o mercado de trabalho e liberdade. Ainda precisamos de muita luta. Pelo piso, investimento per capita no Sistema Único da Saúde e de mais acesso de serviços básicos na Amazônia", disse a Dra. Heloísa Guimarães.
 
O evento acadêmico discutirá, até sábado (30), os desafios da Amazônia no âmbito da saúde. E a UNAMA tem feito o papel para ajudar a desenvolver a região e pensar em soluções estruturais, relacional, de saúde e social, principalmente nas comunidades em situação de vulnerabilidade. “Eu saúdo a UNAMA, que fará 50 anos. A gente faz a diferença nas 12 unidades da região Norte. Aqui é um lar de conhecimento, de pessoas, para podermos modificar a nossa sociedade, que precisa de cura social e de saúde. Nossa região é continental e ainda tem muitos preconceitos e dificuldades”, disse a reitora da Instituição de Ensino Betânia Fidalgo. 
 
O primeiro dia teve a apresentação surpresa da cantora de jazz paraense Sandra Duailibe. Pela manhã, houve cinco minicursos simultâneos na UNAMA Alcindo Cacela. E, nesta sexta-feira (29), haverá apresentação de artigos científicos e conferências sobre Tratamento Multidisciplinar; Liderança na Saúde; Tratamento de crianças, além de temas ligados a COP-30. 
 
Sobre o Congresso de Saúde da UNAMA
 
O Congresso Multidisciplinar tem organização do grupo Ser Educacional, mantenedora da UNAMA. Ao todo, são quatro auditórios simultâneos, com 32 mesas e palestras, além de cinco minicursos. Os cursos integrantes do evento são Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
 
O Congresso de Saúde é um evento pioneiro no estado, sendo ofertado por uma universidade privada e referência no Norte do país. Este é o 8º ano que Belém recebe, no evento, profissionais, locais e nacionais, referências em várias áreas do conhecimento.
 
 
Galeria: 
Gestores e autoridades compõem a mesa de aberturaDesafios na saúde na Amazônia é foco de Congresso em BelémMedalha UNAMA entregue em Congresso de SaúdeReitora UNAMA, Betânia Fidalgo, no VI Congresso Nacional Multidisciplinar de Saúde 2023Homenageada deste ano, Dra. Heloisa Guimarães, médica cardiologistaApresentação da cantora de jazz Sandra DuailibeReitora Betânia Fidalgo em discurso sobre a importância da UNAMA para a AmazôniaConferência Magna foi sobre Saúde PúblicaCongresso de Saúde terá 32 conferências até sábado (30)Acadêmicos lotaram o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Comentários