Escrito por Maya Santos
Inovação e planejamento são elementos que compõem a área de Arquitetura e Urbanismo. Quando abordamos o tema e olhamos ao redor é fácil notar que nada está ali por acaso. Em suma, a função do profissional é elaborar planos e projetos em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações.
Além disso, ainda há a demanda de fiscalização e execução de obras e serviços e desenvolvimento de estudos de viabilidade econômica e financeira, com atenção para as questões ambientais. Com mais de 218 mil profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo, a busca pelo serviço que tem boa remuneração e a possibilidade de atuação autônoma, tem tido grande crescimento.
O mercado está aquecido! Isso porque há um aumento da população urbana e a partir disso surge a necessidade de criar espaços mais eficientes e sustentáveis, tornando essa profissão indispensável. Sem contar que essa é uma das áreas com melhor remuneração, pois a média salarial é de R$4.420 por mês. Lembrando que os valores são regulamentados pela Lei 4.950-A/66, onde determina não somente a remuneração, como também a carga horária do profissional. Confira!
→ Jornada inferior a 6 horas — no mínimo, R$ 45,36 por hora;
→ Jornada de 6 horas — no mínimo, 6 salários mínimos;
→ Jornada de 7 horas — 7,25 salários mínimos;
→ Jornadas de 8 horas: 8,5 salários mínimos.
Além de tudo isso, o profissional tem um amplo campo de atuação, ou seja, poderá atuar na esfera pública e privada com diversos tipos de serviços como planejamento de cidade, decoração, paisagismo, projetos de empresas privadas e públicas. Saiba a seguir as oportunidades de atuação no segmento:
Arquitetura de interiores: organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.
Arquitetura industrial: planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.
Paisagismo e ambiente: desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação
Edificação e construção: projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.
Luminotécnica: fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.
Restauro de edifícios: recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.
Urbanismo: planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.
Agora que você conheceu um pouco da profissão, que tal conhecer o nosso curso?
Com duração de quatro anos, a Unama oferece uma estrutura completa para os estudantes terem uma graduação de qualidade e contando com os professores que atuam no mercado de trabalho. Faça agora a sua matrícula e aproveite as vantagens da nossa Black Friday. Dê um norte na sua carreira!
Comentários