Thaynara Andrade
Para ter sucesso nos estudos é preciso planejamento e a organização como estratégias diárias.
Por isso, para ajudar quem está no início de um novo semestre, o professor e psicólogo Dino Rangel, listou 5 dicas para incluir os estudos de forma natural na rotina e assim ganhar mais foco.
Confira:
1 - Criar um plano de estudos
“É preciso saber bem qual o seu objetivo e assim estabelecer um plano consciente. Deve-se colocar os assuntos que estudou no dia, no seu próprio cronograma, além de atrelar isso a resolução de exercícios”, recomenda o psicólogo.
2 - Estabeleça metas plausíveis
“Nos dias que tiver menos atividades o aluno pode colocar tópicos a mais para estudar, porém naquele dias mais corridos é importante ser realista e colocar metas que realmente conseguirá cumprir”, explica.
De acordo com Dino, isso irá trazer mais motivação e vai dar mais gás para que o estudante consiga estudar.
3 - Evite distrações e organize o ambiente
“É claro que esse planejamento e essas metas, vão ser alcançadas dependendo também do comprometimento que o aluno tiver, isso leva em conta o poder de concentração. Por isso, é importante evitar as redes sociais, aparelhos eletrônicos e conteúdos que possam comprometer o foco”, afirma o psicólogo.
4 - Desenvolva hábitos saudáveis
Além de cuidar da parte do planejamento, Dino recomenda o cuidado com a saúde.
“O aluno pode ter um bom plano de estudos, mas se não dormir bem e se alimentar bem, não vai ter os nutrientes, os hormônios precisos, a condição mental e física eficaz para conseguir se comprometer aos estudos”, explica.
5 - Tenha momentos de lazer
“Não se vive só de estudos. A atividade física e o lazer são importantes na produção de serotonina, oxitocina, endorfina, dopamina e adrenalina. São hormônios que ao mesmo tempo em que alguns deles trazem relaxamento, outros dão motivação”, esclarece o psicólogo.
“Então tentem colocar no cronograma uma caminhada, uma pedalada, algo que a pessoa goste. Se gosta de cantar, pintar, ler, cozinhar, traga para a rotina, essa atividade que vai lhe trazer vigor e alegria para repor as energias”, conclui Dino Rangel.
Comentários