Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Propriedades de frutos regionais da Amazônia são destaque em pesquisas

Os alimentos são úteis para diversas finalidades, não só na medicina, mas também na cosmética e gastronomia
Assessoria de Comunicação Por: Luisa Cedrim 23/02/2017 - 11:07
FRUTAS DA AMAZÔNIA
Tema será discutido durante o II Congresso Multidisciplinar de Saúde

As frutas regionais da Amazônia estão ganhando cada vez mais espaço na economia, cosmética, artesanato e gastronomia de todo o Brasil. No ambiente acadêmico não é diferente. Esses frutos chamam muita atenção devido às propriedades funcionais, que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças.

De acordo com a professora do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia (UNAMA), Aline Ozana, alguns alimentos como o açaí, a castanha-do-Pará, camu camu, cacau, maracujá, cupuaçu, buriti e sacha ichi, têm sido destaque em pesquisas nacionais e internacionais. Segundo a professora, impulsionar novas pesquisas sobre as propriedades desses alimentos agregará valor aos produtos locais, estimulando o consumo e o mercado e trazendo benefícios à saúde da população.

 “Grande parte desses alimentos têm ação antioxidante e antiflamatória, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer”, explicou Aline Ozana. Essas características já foram temas de trabalhos e pesquisas acadêmicas e são abordadas em oficinas profissionalizantes ofertadas pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Esse assunto será discutido durante a palestra “Novos conhecimentos sobre as propriedades dos alimentos regionais”, que compõe a programação do II Congresso Brasileiro de Nutrição e integra o II Congresso Multidisciplinar de Saúde, promovido pela UNAMA. O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site eventos.sereduc.com.

Comentários