Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia do Estudante: organização com os estudos é o caminho para bons resultados

Reservar até uma hora para os conteúdos todos os dias é o recomendado
Assessoria de comunicação Por: Alessandra Fonseca 11/08/2021 - 14:39 - Atualizado em: 11/08/2021 - 14:42
A rotina do estudante exige muita dedicação em busca do conhecimento e crescimento pessoal. Para alcançar uma rotina de estudos eficiente, é preciso ter muita disciplina para desempenhar as tarefas propostas pelo professor. No Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto, especialistas recomendam organização na rotina para garantir a qualidade do conhecimento adquirido.
 
A coordenadora do curso de Letras da UNAMA - Universidade da Amazônia, Terezinha Barbagelata, que também é psicopedagoga, explica que uma boa rotina de estudos começa pela escolha do local. “Para uma boa rotina de estudos em casa, procure um lugar mais silencioso possível. Tenha uma mesa onde você possa organizar o seu material, que não ofereça distrações. É importante também que se tenha um espaço com conexão com a internet, porém para ser feita apenas pesquisas, sem distrações com redes sociais. Procure um lugar iluminado para que não tenha problemas naquele momento em que você está se debruçando sobre esse aprendizado”, elencou.
 
Organização é tudo. Reservar até uma hora para os estudos é o suficiente para o estudante você triunfar nos estudos, segundo a professora. “Quanto ao horário, eu acredito que seria em torno de uma hora. Mais que isso o cérebro começa a cansar. Às vezes, quando você se dedica muitas horas estudando, acaba ficando fadigado e não aprendendo nada. Então, o ideal é distribuir o horário para que se tenha qualidade nesse estudo. Estipular uma grade de horários também é uma alternativa, podendo ser aproveitado o horário escolar. Por exemplo, se hoje eu tive aula de matemática, o que ficou faltando para eu aprender aquele conteúdo? Então, o estudante pode chegar em casa, descansa por um tempo, e retorna ao conteúdo que foi estudado”, afirmou a psicopedagoga.
 
A rotina também é importante para quem concilia o trabalho e os estudos. “Se você trabalha, é bom que você também organize os seus horários para estudar com todo o esforço, principalmente se o objetivo for ingressar na universidade e ter sucesso na sua vida. Estudar as disciplinas da escola ou de uma graduação devem ter especial atenção, mas também é necessário estar atualizado nas notícias. Para isso, é importante procurar jornais e revistas de referência. É preciso ter cuidado com as falsas notícias, é necessário procurar veículos que possibilitem aprender, mas com segurança”, detalhou.
 
Buscar formas, lugares e pessoas que venham a contribuir para a formação, tanto profissional quanto pessoal, é a chave para o sucesso, segundo Terezinha. “A vida acadêmica é muito importante para a vida profissional. Se o estudante for capaz de entender isso ao ingressar em uma universidade, em qualquer área do curso que se pretenda, é preciso entender que a vida é um eterno aprendizado. O conhecimento é um bem que você tem e que ninguém pode roubar. Quanto mais você sabe, mais você pode ampliar um conhecimento de mundo que vai lhe proporcionar a ser um bom profissional e uma boa pessoa”, concluiu.
 

Comentários