Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Monitoria: atividade que atribui valor ao currículo desde a graduação

Professor explica a importância do trabalho para além da universidade
Thayná Aguiar Por: 23/09/2020 - 13:08 - Atualizado em: 23/09/2020 - 13:09

Quem procura ter um bom currículo logo no início de sua carreira deve saber que pode construí-lo desde o período da graduação. Durante essa época, o estudante pode investir na monitoria acadêmica. As atividades têm como objetivo aproximar o aluno da prática da docência. Segundo a Lei 9.394/1996, Art. 84, “Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos.”

De acordo com o professor Luís Boaventura, a seleção para monitoria varia de instituição para instituição. Contudo, existem alguns pontos em comum. “O critério principal é já ter cursado a disciplina e ter sido aprovado na mesma. Algumas instituições estabelecem prova de conhecimento, prova prática e entrevista. Nenhum bicho de sete cabeças. Mas na entrevista tem espaço para o que acredito que seja um critério bem subjetivo que tem relação com a postura do aluno diante da sala de aula e do professor. O comportamento proativo e a atitude de liderança do aluno, bem como o interesse que ele demonstrou enquanto aluno, pode fazer diferença neste momento”, explica.

Boaventura também destaca qual o papel do monitor: “atua junto ao professor na condução de uma turma. É o braço direito do professor. Pode substituí-lo na condução eventual de uma aula, acompanhá-lo na aplicação de uma prova, promover palestras, encontros pedagógicos e discutir com o professor a didática em sala de aula a partir dos feedbacks dos colegas e da própria experiência em sala”.

Para o docente, a monitoria traz muitos positivos para o aluno, que vão muito além do espaço de ensino. “Acredito que quem ensina aprende muito mais. Por isso tenho convicção que o monitor, ao se preparar para estar sempre pronto a ensinar, estará sempre se dedicando mais aos estudos, verificando novas possibilidades com um olhar mais acadêmico/pedagógico para além da formação teórico/prática para atuação no mercado de trabalho”, destaca.

“A monitoria sempre chama a atenção dos recrutadores por demonstrar o interesse do estudante em buscar algo a mais do que só o básico de um aluno. Como falei, demonstra a proatividade do aluno e isso faz toda a diferença no mercado de trabalho atual. Além disso, a monitoria também conta pontos no critério de seleção para especialização, mestrado e doutorado”, conclui. 

 

Comentários