Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fotografia digital traz impactos para a sociedade

Especialistas discutem o papel da imagem no Dia Mundial da Fotografia
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 13/08/2020 - 10:12
Fotografia
Para registro documental, se comunicar em redes sociais e até construir cenários de games, a fotografia é cada vez mais onipresente na sociedade. No Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, pesquisadores definem o papel da imagem na sociedade e discutem os efeitos dela, podendo alterar personalidades e comportamentos de um indivíduo. 
 
O professor do curso de Comunicação Social da UNAMA – Universidade da Amazônia, Mário Camarão, explica que a fotografia passou por uma grande reformulação ao longo do tempo. “A fotografia se transformou com o digital. Ela vem se refazendo e ganhando novas plataformas, inclusive ganhando cada vez mais força no mercado, absorvendo profissionais que estejam acompanhando as mudanças e que saibam cada vez mais técnicas para se diferenciar”, afirmou. 
 
 As transformações também ocorreram na sociedade, que hoje é pautada na imagem, principalmente nas redes sociais, segundo o professor. “Hoje, as pessoas buscam sempre o melhor ângulo para compartilhar uma imagem em rede social como forma de provocar reações no outro. Isso só mostra como a nossa sociedade é baseada na imagem e está cada vez mais instantânea, com os mais diversos recursos disponíveis”, pontuou Mário Camarão. 
 
O professor também afirma que a imagem está presente inclusive na construção de games, com a fotografia imersiva, ou panorâmica, tema de estudo em seu mestrado. “A fotografia está presente nos mais diversos segmentos, incluindo o de games. Esse tipo de possibilidade proporciona uma experiência de realidade virtual. Os conceitos de direção fotográfica, enquadramento e iluminação, por exemplo, são aplicados em jogos e ganham uma estética diferenciada com melhores proporções nesses universos”, destacou.  
 
Projeto Fotocom
 
O curso de Comunicação Social da UNAMA possui trabalhos fotográficos realizados pelo projeto Fotocom, o laboratório experimental de fotografia. Ele é coordenado pelos professores Mário Camarão e Bruno Carachesti. A inciativa é aberta aos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda de todos os semestres. Entre os trabalhos de maior destaque, está a exposição “Personagens do Círio de Nazaré”, na Galeria Ananin, que retratou a relação dos fiéis com a festa religiosa.

Comentários