Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Prática de exercícios físicos em climas quentes: riscos para possíveis benefícios?

Prof. Me. Luiz C R Vieira Curso de Educação Física (bacharelado) Centro Universitário da Amazônia (UNAMA)
Assessoria de Comunicação Por: 07/02/2019 - 17:44 - Atualizado em: 07/02/2019 - 18:52

A cidade de Santarém, no Oeste do Pará, a já foi a aldeia dos Tapajós. Recebeu o nome atual pelo Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado (governador da Província do Grão- Pará) em homenagem à outra de Portugal com a mesma denominação (FONSECA, 1996).  Em 14 de março de 1758, foi elevada à categoria de vila, com a denominação de Santarém. Somente em 1848, a Vila Santarém foi elevada à categoria de Cidade. A intensificação de sua ocupação remonta a partir da segunda metade do século XVII quando, devido à constante navegação (constante fluxo de embarcações) do rio Tapajós, a região prosperara rapidamente sob a influência e direção dos jesuítas, sendo uma espécie de entreposto entre os dois rios, cuja população predominante passou a ser a cabocla, uma mistura de índio com europeu e africano e economia calcada no extrativismo.  A cidade está localizada à margem direita do Rio Amazonas no encontro com o Rio Tapajós e é a segunda maior do Estado do Pará e a principal da região Oeste. A população atual ultrapassa os 300 mil habitantes.   É uma cidade onde uma fração expressiva da população pratica exercícios físicos em diversos ambientes, como academias, praças públicas, clubes, orla fluvial.   Estudiosos defendem vivermos na região apenas durante uma estação que é o verão, sendo chuvoso e não chuvoso. Nada de inverno!

A escolha do local para a prática de exercícios físicos é ponto importante. As praças públicas existentes na cidade são convidativas para lazer, festejos e prática de exercícios físicos. Muito em função de possuírem vegetação. Quando se pensa em vegetação em praça, certamente pensa-se em plantas frutíferas nas quais se pode subir como também se pensa no sombreamento que ela nos possibilita.  Estudo de Diniz Júnior (2013) comprovou que a praça com o maior percentual de vegetação (Praça do Parque, anexa ao Parque Municipal da Cidade) quando comparada a outras (Praça do Cais de Arrimo e Praça Barão de Santarém) apresentou valores médios de temperatura do ar menores e maiores de umidade relativa do ar (quantidade de vapor d'água presente no ar). Em todas as três praças, estar à sombra da vegetação são registrados sempre os menores valores médios da temperatura do ar e os maiores da umidade relativa do ar. Em matéria de prática de exercício físico, tanto o desempenho quanto a saúde de pessoas em treinamento e competição em um clima quente podem ser prejudicados.

O conforto térmico é, portanto, tema de interesse na Educação Física. Deve ser levado a sério, mas ainda é pouco explorado. No corpo, a produção de calor metabólico pode aumentar 20 vezes na prática de exercício físico quando comparada à taxa metabólica basal. A radiação solar, velocidade do vento, temperatura ambiente e umidade relativa do ar também agem sobre a carga térmica exógena.  Estresse térmico, nas temperaturas entre 25° a 31,9°C, pode gerar problemas, sendo ideal o ambiente climatizado até 25°C. Um risco é o colapso pelo calor esforço induzido, podendo levar à morte (ROBERTS, 2005). Uma vez que ambientes em área urbana não podem ser climatizados, medidas devem ser tomadas no contexto do treinamento de modo a serem evitados riscos à saúde pelo estresse térmico, como hiponatremia e rabdomiólise. Durante o treino, a perda de líquido e a depleção eletrolítica representam fatores de risco, especialmente em um clima quente. Os cuidados preventivos de saúde, alerta Garcia (2017), visam garantir medidas voltadas a potencializar os mecanismos corporais de dissipação de calor, tais como hidratação adequada, controle da desidratação/depleção eletrolítica, pausas ao longo do treinamento, resfriamento para reequilíbrio térmico corporal com apoio da ventilação do ambiente, utilização de traje adequado. Recomenda-se também a adoção de medidas fotoprotetoras. 

Analisar as condições da temperatura do ambiente assim como de outros fatores (como sua capacidade de resfriamento e hidratação) deve fazer parte dos cuidados preventivos de saúde a serem garantidos por profissionais que lidam com o treinamento físico. Assim, riscos podem ocorrer quando da prática de exercícios físicos em climas quentes, visando possíveis benefícios.

 

Comentários