Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Interatividade foi o tema central do último dia de Congresso de Exatas e Tecnologias

A programação encerrou com o campeonato de Amazônia Warrior’s no Hangar – Centro de Convenções
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 27/10/2018 - 15:00 - Atualizado em: 30/10/2018 - 10:39
Sair da zona de conforto foi o que propôs o primeiro palestrante da manhã do terceiro dia de Congresso Nacional de Exatas e Tecnologias deste sábado (27), no Hangar – Centro de Convenções. A programação começou com o debate sobre “Transformação Digital: Novos rumos para o empreendedorismo”, com o conferencista Renato Araújo, dentro da temática “A Revolução da Computação no Contexto Atual”.
 
“Interaja, busque o diálogo em comunidades diferentes, compartilhe as suas ideias. Dessa forma fica muito mais fácil de pensar novas soluções para os principais problemas que temos na nossa sociedade”, afirmou o conferencista Renato Araújo.
 
“A gestão de escritórios e como obter melhores resultados” foi o tema principal da palestra da arquiteta Miriam Runge. “Se dedicar para aquilo que você mais gosta, achar um foco e usar as ferramentas ao seu favor são alguns dos métodos que você pode se destacar no mercado. Eu mesma comecei a ser procurada pela minha organização e pontualidade na entrega de prazos. Isso chamou a atençãodo mercado e percebi que enfatizar isso seria benéfico para mim”, afirmou.
 
“O uso de resíduos de construção civil na confecção de CAA”, também completou a programação, ministrada pela professora Dra. Luciana Cordeiro. “A ideia é pensar em materiais que possam inovar na construção civil. O resultado foi o concreto autodensável, capaz de fluir entre as estruturas de alta fluidez, com mais homogeneidade que os demais materiais”, declarou.
 
A programação também seguiu com as palestras sobre “Casos e descasos: custos e danos em nossas obras. O por quê?”, com o professor Paulo Aranha; “Aplicações de resíduos industriais e fibras em materiais compósitos”, com o professor Deibson Silva; “Impactos ambientais nos recursos hídricos de Barcarena”, com a professora Simoni Pereira e “Revolução BIM nas engenharias”, com a professora Carla Barroso, fechando a programação dos cursos de Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Produção, Ambiental e Sanitária, com o tema “A Amazônia globalizada e o futuro das cidades”.
 
Os alunos e profissionais da área Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores tiveram a oportunidade de assistir a conferências dentro das temáticas “Soluções inovadoras no espaço arquitetônico e no design de interiores”. Os debates abordaram temas sobre “Arquitetura em conteiners”, com o professor Ivan Pereira; “Utopias e práticas de planejamento urbano e urbanismo na Amazônia”, com a professora Ana Cláudia Cardoso; “Degradação arquitetônica nas áreas históricas: caso no bairro da Campina, no centro histórico de Belém”, com a professora Samia Morhy e “Acessibilidade aplicada”, com a professora Aíla Seguin.
 
As conferências sobre “Tecnologia assistida – riscos e benefícios”’, Manoel da Silva; “Desvendando crimes através da investigação forense”, com o professor Inácio Gorayeb, “Serious games como inclusão digital”, com o professor Rômulo Pinheiro e “Análise de imagens orbitais na nuvem através do Google Earth Egine”, com o professor Cesar Guerreiro fecharam a programação do último dia.
 
O Congresso também contou com a segunda edição do campeonato Amazônia Warrior’s. Ao todo, seis equipes disputavam pela premiação. De acordo com o professor Rômulo Pinheiro o campeonato exige grandes habilidades. “Temos muita procura pelos alunos. Os jogos exigem muito espírito de equipe, liderança e raciocínio estratégico”, explicou.
 
Confira, abaixo, algumas imagens do evento. As fotos são de Rayanne Bulhões.
Galeria: 
Renato de Souza abriu as conferências no auditório de tecnologiaPalestras sobre “Casos e descasos: custos e danos em nossas obras. O por quê?”, com o professor Paulo AranhaAo todo, foram presididas mais de 40 conferências em três dias de programaçãoAcadêmicos aguardam pelos prêmios do III Congresso Nacional das Ciências Exatas e TecnologiaAs conferências aconteceram no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da AmazôniaComprovação dos prêmios dos parceirosInclusão digital foi tema do conferencista Rômulo PinheiroConferência sobre fabricação e produção de placas com fibrasÚltimo dia de congresso é marcado por homenagemUnama realiza último dia do III Congresso Nacional das Ciências Exatas e Tecnologia

Comentários