Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Vantagens do estágio obrigatório, mesmo o não remunerado

Aprendizado e desenvolvimento das habilidades para ter mais segurança no exercício da profissão
Por: 22/07/2022 - 09:47
 Aproveite para aprender e mostrar o quanto você quer evoluir. Crédito: Pixabay
Aproveite para aprender e mostrar o quanto você quer evoluir. Crédito: Pixabay

Escrito por Suellen Fernandes

O mercado de trabalho exige que, para muitas funções, o profissional tenha experiência prévia na área. Por isso, ter algum incentivo durante a graduação é fundamental. Assim, existem cursos que, para concluir a formação, o estudante precisa passar por um processo de prática supervisionada. É o chamado estágio obrigatório, ele faz parte da grade curricular do curso e é regido por lei.

O estágio é parte pedagógica em que o estudante exerce a prática fora da sala de aula. É comum em todos os cursos, sendo eles de graduação, técnico ou fundamental na modalidade profissional. A lei que rege o estágio é a de Nº 11.788/2008 que define, classifica e direciona as relações entre quem faz e quem supervisiona. O estágio obrigatório é comum em profissões da saúde e da área pedagógica, como nos cursos de biomedicina  e letras

 

Não é por ser obrigatório que faltam vantagens, pelo contrário. Entenda como o estágio obrigatório, mesmo não remunerado, traz benefícios para a sua prática.

Remuneração é consequência
Nem sempre o local da prática do estágio oferece bolsa-auxílio ou remuneração. Algumas contam com ajuda de custo, mas não é uma regra. É claro que a remuneração funciona como incentivo, mas pense que é no estágio obrigatório que você terá o aprendizado e desenvolvimento das habilidades para ter mais segurança no exercício da profissão. A remuneração virá como consequência. 


Exercício da atividade
É no dia a dia da função que você vai aprender além do que viu em livros, aulas e laboratório. Você vai lidar com pessoas das mais diversas esferas: chefia, clientes e colegas de trabalho. Será nessa relação que você vai desempenhar não apenas a prática técnica para a função, mas também habilidades comportamentais para estar cada dia mais experiente na profissão.

 

Ter supervisão
No estágio obrigatório, assim como na modalidade não obrigatória, você contará com o acompanhamento de uma supervisão. Geralmente, é uma chefia do setor ou pessoa escolhida para ensinar, orientar e dar retorno do seu processo de trabalho. Você não estará só e vai ter alguém como suporte técnico para a função. 

 

Habilitação para o mercado 
É no estágio que você vai exercendo confiança para ser um profissional mais seguro e pronto para realizar as atividades. Você não chegará tão “verdinho” assim no mercado, mas terá noção do dia a dia ou da prática, pois já teve contato no estágio obrigatório.

 

Networking
As relações que você faz no ambiente de trabalho, além de ajudarem no desempenho da função, poderão te abrir portas no futuro. Ser uma pessoa aberta a ajudar e ser cordial, além de exercer suas atividades dentro das normas, te facilitará oportunidades futuras. 

 

Aproveite para aprender e mostrar o quanto você quer evoluir. Busque mais que um processo obrigatório, mas use-o como caminho para a evolução. Você já fez ou pretende passar pelo estágio obrigatório? Comente aqui embaixo!


 

Comentários