Pacientes das Clínicas-Escolas de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia da UNAMA - Universidade da Amazônia vão participar, na terça-feira (26), de uma atividade inédita na Instituição. Crianças e adolescente terão acesso a um dia de Terapia Assistida com Animais (TAA). A programação vai acontecer às 9h, no jardim do campus Alcindo Cacela.
Essa é a primeira vez que a Instituição de Ensino Superior (IES) realiza uma atividade multidisciplinar com animais, para fins terapêuticos, com pacientes das Clínicas-Escola. A ação foi intitulada como "Projeto Ludcão" e tem apoio do Batalhão da Polícia Militar do Pará. A atividade será com o cachorro "Alecrim", acompanhado da tutora e médica veterinária Marina Coutinho.
Uma das idealizadoras do projeto, a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UNAMA, Sabrina Queiroz, explica como a terapia com animais pode auxiliar em tratamentos. "Com os animais, nesse caso com cachorro, a atividade traz benefícios, por meio da liberação de endorfinas, que estimula a alegria e bem-estar. No paciente, esse tratamento melhora os aspectos emocionais, cognitivos e até motor. Além disso, o contato direto com pets ajuda no desenvolvimento das habilidades sociais, senso de responsabilidade, melhora de autoestima e o reforço da confiança com outros seres vivos", disse a gestora.
O projeto vai envolver alunos, docentes e gestores dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. A programação visa, posteriormente, elaborar um plano para efetivar a Terapia Assistida com Animais como um projeto de extensão da UNAMA, que envolverá também o curso de Medicina Veterinária. Outras informações sobre as iniciativas da UNAMA, acesse: unama.br.
Comentários