Na última sexta-feira (08), a UNAMA – Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, promoveu a simulação do observatório da Unesco 2022, com o tema: “A educação Brasileira no Contexto da Pandemia da COVID-19”. O evento contou com a participação de professores, pesquisadores e alunos do 3º semestre do curso de Pedagogia da Instituição. Esta foi uma simulação do encontro oficial, com participantes hipotéticos da comissão.
A professora doutora Leila Almeida, docente na UNAMA, explicou o objetivo do simulado. “Essa atividade é justamente para nós entendermos a educação como um movimento do campo prático profissional, no qual a pedagogia é a grande ciência da educação, por ter como objeto principal dos seus estudos o fenômeno educacional. Então, tratarmos de assuntos locais, nacionais e internacionais que digam respeito à educação, está dentro do grande objeto da pedagogia”, disse a professora.
A simulação ocorreu da seguinte forma: duas equipes formadas por alunos trabalharam com um tema específico, cada. “A inclusão escolar das crianças com necessidades especiais” foi o primeiro tema apresentado aos alunos egressos do Curso de Relação Internacionais da UNAMA, que participaram da atividade como convidados. A segunda temática trabalhada foi sobre “A inclusão escolar dos povos tradicionais durante o período da pandemia da Covid-19”.
“Esse foi um evento bem interessante, porque, compondo a mesa, tivemos a participação maravilhosa desses alunos egressos do Curso de Relações Internacionais, que representaram autoridades como da diretora da UNESCO, Audrey Azoulay, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da ONU, Federico Villegas, e, também, do nosso Ministro da Educação”, destacou Leila Almeida, organizadora do evento.
Comentários