Por Quezia Dias
A UNAMA - Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, promoveu o evento "Mudanças climáticas e suas repercussões na saúde", no auditório David Mufarrej. A iniciativa aconteceu na quarta-feira (13) e contou com palestras sobre a crise climática e a realização da COP-30 na Amazônia.
Participaram da organização os cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Relações Internacionais da Instituição de Ensino Superior. A primeira palestra abordou o tema "Panorama sobre mudanças climáticas" e foi ministrada pelo professor Mário Tito Almeida, economista e internacionalista. A apresentação seguinte, do professor e geógrafo Yohane Honda, debateu "Mudança do clima e atividades humanas". Os docentes exibiram conteúdos teóricos e visuais para facilitar a compreensão dos participantes.
O painel "Mudanças climáticas e impactos na saúde" englobou os seguintes temas: "agravos à saúde como consequência das mudanças climáticas", com a profª Luciana Olveira; "mudanças climáticas e a responsabilidade ambiental no descarte de medicamentos", com a profª Cafoline Azulay; e "atualidades sobre zoonoses e os impactos climáticos", ministrado pelo profº Lucas Araújo. A programação foi finalizada com uma mesa-redonda.
O encontro reforçou o papel de profissionais da saúde e os impactos que enfrentam em combate às sequelas das mudanças climáticas. Para Lorena Falcão, coordenadora do evento e do curso de Nutrição da UNAMA, a atividade serviu como preparo para os alunos e docentes compreenderem os efeitos da degradação e do desmatamento para a saúde.
"As alterações no solo impactam na escassez de alimentos, problemas respiratórios, contaminação das fontes de água e incidência de câncer esclarecer. Esse evento foi um aprendizado e reflexão do nosso papel ao enfrentarmos essas mazelas", explicou.
Comentários