
Nesta sexta-feira (17), o curso de Enfermagem da UNAMA realizará uma ação voltada ao Dia da Luta Antimanicomial na área do bloco C do Centro Universitário, a partir das 16h. Durante a ocasião, estudantes de Fisioterapia, Nutrição e Educação Física prestarão serviços gratuitos a toda comunidade acadêmica.
A atividade visa integrar os discentes dos cursos da saúde com ações, projetos de extensão e pesquisa que promovam o bem-estar físico e mental, combatendo distúrbios muito presentes no meio acadêmico como depressão, crise de ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Adria Maia, a ação será a primeira de outras que virão com o foco em trabalhar a saúde mental. “Esta atividade é voltada para tirar aquela caracterização hospitalar dos pacientes psiquiátricos e introduzi-los na sociedade sem deixar de atendê-los, cuidando não só na área hospitalar, mas de forma ambulatorial. Por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o paciente recebe atendimento multiprofissional de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras, além de receber medicamentos e realizar atividades de caracterização e construção de peças, teatro, brincadeiras e palestras”, destaca Adria.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
No dia 18 de maio de 1987 foi instituído no Brasil a Luta Antimanicomial, durante um Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental que ganhou muita visibilidade.
Comentários