Por: Raphael Marinho
Durante o mês de junho, o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCSH) da Universidade da Amazônia (UNAMA) e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT) estão desenvolvendo ações em combate ao trabalho infantil. As programações fazem referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, e fazem parte do projeto Conhecer Belém.
A professora da UNAMA, Marisa Lima, é coordenara do curso de Serviço Social e uma das responsáveis pelo projeto. Segundo ela essa é uma iniciativa interdisciplinar e possui várias frentes de trabalho. “Inicialmente, o projeto visava ministrar palestras sobre direitos humanos e outros temas que não são discutidos em sala de aula. No entanto durante uma atividade, foi identificado que os adolescentes não conheciam a cidade e então surgiu o passeio turístico, com isso, os cursos de História, Geografia e até Comunicação Social foram envolvidos. Surgindo então a oficina de fotografia e a exposição fotográfica”, conta a professora Marisa Lima.
No próximo domingo (11), a partir das 8h, o projeto realizará a “Caminhada pela paz e pela vida”. A concentração será no ao lado Teatro da Paz (pela Avenida Assis de Vasconcelos) e seguirá até a Basílica de Nazaré. A partir do dia 12, das 8h às 18h, a exposição “Sob as lentes do trabalhador infantil”, trará uma série de fotografias feitas por adolescentes que participam do projeto. A exposição estará no Espaço Cultural do TRT 8 até o dia 23 de junho.
Serviço
Caminhada pela paz e pela vida
Concentração: Tetro da paz – Av. Assis de Vasconcelos.
Data: 11 de junho
Hora: 8h às 12
Exposição “Todos contra o trabalho infantil”
Local: Espaço Cultural do TRT 8 - Tv. D. Pedro I, 746 – Umarizal ( em frente a Praça Brasil)
Data: 12 a 23 de junho
Hora: 8h às 18h
Comentários