
Os games para além de entretenimento estão ganhando nos últimos anos papeis de destaque nas empresas como ferramenta de trabalho e nos meios acadêmicos como objetos de pesquisa em diversas áreas. Por este motivo, a gamificação será um dos assuntos discutidos no 2º Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade da Amazônia (UNAMA), que acontecerá no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, nos dias 29 e 30 de setembro.
O professor Edinaldo La-Roque, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), conta que os smartphones tornaram-se aparelhos indispensáveis no cotidiano de quase todas as pessoas e profissões. Para ele, essa realidade viabiliza o acesso a jogos digitais por muitas pessoas, sendo que esse acesso não se restringe apenas ao entretenimento, mas também para assuntos profissionais e científicos. “Gamificação é um assunto interessante, pois nos apresenta uma maneira inovadora e atrativa de incentivar grupos de pessoas a participarem de uma espécie de competição sadia, onde todos saem ganhando: líderes e liderados, docentes e discentes. Tudo isso com o uso de um dispositivo que se tornou quase que indispensável no cotidiano de grande parte de todos nós: o smartphone", conta o professor.
Durante o congresso o tema da gamificação será apresentado em duas palestras, ambas no dia 30, a partir das 14h. A primeira será sobre “Gamificação como ferramenta para aumentar o engajamento dos usuários e a produtividade nas empresas”, com o professor Antônio Jacob que é doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará e a palestra sobre “Técnicas de gamificação como auxílio ao ensino de redes de computadores”, com o professor Raimundo Viegas, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do norte.
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