Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba tudo sobre Engenharia de Petróleo

Por: 28/06/2022 - 10:55 - Atualizado em: 29/06/2022 - 08:00
Foto: Pxhere

Por Lara Tôrres

Você quer fazer alguma graduação no ramo das engenharias e não conseguiu escolher qual é mais a sua cara? Neste 29 de junho, Dia do Engenheiro de Petróleo, a UNAMA te convida a descobrir informações importantes sobre esse curso e seu mercado de trabalho!

O que é Engenharia de Petróleo?

Os engenheiros de petróleo combinam conhecimentos de geologia e mineração com a engenharia para descobrir e explorar poços e jazidas de petróleo e gás natural. 

O que faz esse profissional?

Esses profissionais são preparados para acompanhar a produção e beneficiamento do material extraído, além de gerenciar sua logística de transporte e comercialização. 

A segurança do pessoal e do meio ambiente também é de responsabilidade do engenheiro de petróleo, que deve prevenir os riscos das operações, evitando acidentes como explosões e vazamentos em plataformas que causam manchas de óleo no mar. Há diversas áreas de atuação:

Comercialização: Trabalho na produção e logística, viabilizando reduções de custo e aumentando a competitividade da empresa no mercado.

Desenvolvimento de equipamentos: Projetar e acompanhar a produção de equipamentos utilizados em plataformas marítimas, refinarias e petroquímicas. Também é possível trabalhar com a venda desses equipamentos.

Busca por reservatórios: Traçar planos para descobrir novas jazidas de petróleo e poços de gás natural, considerando as características dos possíveis locais de extração.

Exploração do petróleo e derivados: Tomar decisões sobre a perfuração dos locais de exploração, para retirar o material com o menor prejuízo ambiental e financeiro possível.

Transporte e distribuição: Desenvolver e implantar projetos para transporte de petróleo, seus derivados e gás natural dos locais de exploração às refinarias e petroquímicas.

Consultoria: Prestar serviços para empresas de exploração de petróleo e para fornecedoras de serviços e equipamentos. Avaliar riscos ambientais durante a exploração, a produção, o beneficiamento e a distribuição do produto. 

Mercado de Trabalho

O mercado da Engenharia de Petróleo é sensível a algumas questões como o preço do barril de petróleo, crises econômicas e, falando especificamente do mercado brasileiro, a problemas envolvendo a Petrobras. 

Os investimentos no setor estão reduzidos no momento, levando as empresas a agirem com mais cautela, mas a perspectiva para o futuro é de estabilização do mercado e consequente crescimento no número de contratações - especialmente nas empresas de pequeno porte e nas áreas de Geologia e engenharia de reservatórios, sísmica e perfuração de poços.

Remuneração

A Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, determina o piso salarial dos profissionais de Engenharia, Arquitetura, Química e Agronomia. De acordo com ela, a remuneração mínima para um engenheiro de petróleo é a seguinte:

Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos

Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos

Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

De acordo com informações do site Glassdoor, onde funcionários atuais e ex-funcionários avaliam empresas anonimamente, o salário médio nacional de um engenheiro de petróleo é de R$ 15.757 por mês.

Os salários chamaram a sua atenção? Então não perca tempo, matricule-se já no curso de Engenharia de Petróleo da UNAMA! 

Comentários