Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Raio-x da Biomedicina: Tudo que você precisa saber sobre o curso

Por: 13/05/2022 - 08:51
Foto: Pixabay

Por Lara Tôrres

 

O curso de Biomedicina, uma das graduações oferecidas pela UNAMA, muito frequentemente atrai estudantes que se identificam com a área da saúde, mas não desejam enveredar pela medicina. Muito associado à imagem das análises clínicas, o curso, contudo, oferece uma gama muito mais ampla de possibilidades de atuação no mercado de trabalho. 

Como pontuou Dirceu Costa, biomédico mestre em Medicina Tropical, diretor da UNAMA Parque Shopping e coordenador do curso de Biomedicina, hoje os recém-formados têm à disposição mais de 30 possíveis habilitações ao nível de pós-graduação. 

Neste post, você saberá tudo que é importante sobre a carreira na biomedicina e poderá descobrir se é o curso certo para você! Continue a leitura.

O que é ser biomédico(a)?

O professor Dirceu Costa explica que a biomedicina, na sua origem, tinha como objetivo aproximar, ao máximo possível, os conhecimentos da área médica no que se refere ao diagnóstico aos saberes da biologia, no que se refere basicamente à capacidade de interação do ser humano com seres vivos de forma geral.

A grade curricular envolve todas as disciplinas generalistas, comuns aos cursos de saúde, e inclui uma parte específica que envolve os diversos tipos de diagnóstico que perpassam desde diagnóstico genético até a biologia molecular, que se tornou a maior ferramenta para detectar, por exemplo, da Covid-19.

Perfil profissional

Questionado sobre qual é o perfil profissional do estudante que pode ter vocação para tornar-se biomédico, Dirceu explicou que, ao conversar com calouros, pergunta de imediato sobre a afinidade deles, quando eram crianças em idade escolar, com matérias ligadas às ciências.

“O biomédico é um especialista em anatomia, fisiologia, patologia. Um profissional que em algum momento vai ter contato com paciente, sangue, por exemplo. Essas afinidades facilitam a entrada do aluno no curso, sua imersão na biomedicina”. 

Contudo, é preciso mais para virar biomédico, profissional que, de acordo com o professor, “tem duas características principais: grande curiosidade em aprender - a pesquisa tem como ponto de partida essa curiosidade - e habilidade para interação com outras áreas profissionais, dada a capacidade que o biomédico tem de passear por outras áreas. 

“A medicina, a medicina esportiva, fisioterapia e a farmácia talvez sejam as principais habilidades que essa pessoa deva ter para se tornar um grande profissional biomédico”, diz ele.

Mercado de Trabalho

O leque de opções do biomédico abarca hospitais, clínicas, laboratórios - tanto na parte de execução de procedimentos, quanto na gestão hospitalar e laboratorial. A primeira e mais tradicional porta para o mercado de trabalho é a área de diagnóstico laboratorial, ou, para quem quer atuar com pesquisas, o ingresso em um mestrado e, posteriormente, no doutorado.

Lembrando que hoje, segundo o professor Dirceu Costa, existem diversas áreas com boa demanda de profissionais. Uma das mais requisitadas é a perícia criminal. 

“O diagnóstico genético voltado à área de perícia também, e a biomedicina estética, que hoje é a menina dos olhos de qualquer recém-formado”, diz o coordenador do curso de biomedicina da UNAMA.

Remuneração

A média salarial tem um espectro amplo, variando de R$ 2.400 para quem trabalha com análises clínicas, até R$ 16 mil em áreas mais restritas, que demandam um tempo de formação maior, passando necessariamente pelo mestrado e doutorado. 

Hoje, há grande retorno financeiro para quem está investindo na estética e na gestão hospitalar. Segundo Dirceu, profissionais liberais têm possibilidade de angariar mais recursos que a média salarial regida pela CLT. 

E então, se identificou com as possibilidades oferecidas pelo curso de biomedicina? Não perca tempo e inscreva-se hoje mesmo para o nosso processo seletivo!

Comentários