Ao fim do curso universitário é comum que uma dúvida apareça, o que fazer agora que o curso acabou? Entrar no mercado de trabalho ou cursar uma pós-graduação? A decisão pode parecer difícil, mas a gente te ajuda a deixar tudo mais simples, é só continuar lendo para saber.
Qual a hora certa de iniciar uma pós-graduação?
A primeira coisa que você precisa entender é que não existe um momento padrão para iniciar uma pós-graduação. Fazer um curso de especialização sempre trará benefícios para a sua carreira. Se for feito antes da entrada no mercado de trabalho será um impulso para conseguir uma vaga. Caso seja feito durante o período em que está empregado, o curso de pós-graduação te posicionará melhor no mercado.
Planejamento profissional
Você precisa ter em mente o seu plano profissional ao fim da graduação. A partir daquilo que deseja profissionalmente é que você poderá definir que tipo de curso de pós-graduação e quando começar uma especialização. Avalie as questões financeiras, como o valor do curso, e a disponibilidade de horários. Alguns cursos exigem dedicação exclusiva, outros possuem horários flexíveis que permitem que o aluno trabalhe e estude, por exemplo. Mostramos aqui como os estudantes de educação a distância recebem acompanhamento através da tutoria EAD.
Conhecendo os tipos de pós-graduação
Algumas pessoas se programam para começar um curso pós-graduação, mas não sabem que tipo de curso escolher. Existem basicamente dois tipos de cursos de pós-graduação o stricto sensu e o lato sensu.
Para quem é indicado a pós-graduação stricto sensu?
A pós-graduação stricto sensu, de acordo com o MEC, corresponde aos cursos de mestrado e doutorado. Esses cursos são indicado para pessoas que desejam seguir carreira acadêmica e priorizam projetos finais que estejam mais ligados a aspectos científicos da área em detrimento dos práticos.
Quem deve fazer pós-graduação lato sensu?
Já os cursos de pós-graduação lato sensu correspondem às especializações e aos cursos MBA (Master Business Administration), nome utilizado para especializações na área de administração. Com duração mínima de 360 horas, podendo também ser EAD, esses tipos de curso são indicados para quem deseja formações mais rápidas com horários mais flexíveis. Por exemplo, um profissional graduado no curso de Enfermagem pode cursar Enfermagem Obstétrica para se especializar no atendimento de mulheres e mais especificamente no período da gravidez e amamentação.
Adquirir conhecimentos relacionados a sua área profissional nunca é demais. Se dedicar a uma pós-graduação pode ser o diferencial que faltava na sua carreira. Faça um planejamento e encontre o melhor o momento para se dedicar a uma especialização.
Tem alguma dúvida sobre quando começar ou qual tipo de pós escolher? Comente aqui embaixo.
Comentários