Com objetivo de desenvolver as potencialidades dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, a UNAMA – Centro Universitário da Amazônia criou o projeto Residência Contábil. A atividade visa engajar os acadêmicos nos pilares fundamentais da contabilidade, por meio de experiências dentro de escritórios de contabilidade parceiros.
O projeto surgiu como ferramenta para solucionar problemas reais vivenciados no mercado contábil, agregando aos alunos conhecimentos de acordo com cada experiência e estudo de caso. A primeira atividade foi realizada na última sexta-feira, 1º de abril, no Escritório Escon Serviços Contábeis.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNAMA, Márcia Ximenes, o projeto busca valorizar a experiência do aluno. “Nós trouxemos, inicialmente, o estudo dessas potencialidades em palestras e wokshops. Agora, estamos desenvolvendo o projeto com a proposta de inserir os nossos estudantes no mercado de contabilidade, agregando soluções aos problemas vivenciados durante a idealização”, ressalta a coordenadora.
Márcia frisa que o contato com a prática profissional estimula conhecimentos que serão utilizados nas atividades realizadas no Centro Universitário. “O projeto Residência Contábil oferece um grande diferencial, que é proporcionar aos alunos esse ambiente de imersão de aprendizagem nas rotinas contábeis. Além de ser inovador, no qual os acadêmicos de todos os semestres podem compartilhar conhecimento e experimentar o contato com o universo contábil”, complementa.
O projeto conta com duas empresas de contabilidade parceiras, que são o Athos Contabilidade e Escon Contabilidade. Durante quatro meses, eles darão tutoria profissional nas atividades dos setores Contábil, Fiscal e Departamento de Pessoal de Recursos Humanos - RH. A primeira equipe é composta por 8 acadêmicos que ficarão até o mês de julho sob supervisão de 4 profissionais da contabilidade. A próxima equipe iniciará em agosto de 2022 e será selecionada pela coordenação do curso.
Comentários