Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Profissões do futuro para arrasar no mercado de trabalho

Conheça as principais atividades para se manter no mercado nos próximos anos
Por: 12/05/2022 - 09:50 - Atualizado em: 12/05/2022 - 14:40
Crédito: Nappy

Escrito por Suellen Fernandes

O mundo está em constante mudança e os setores econômico, político e de trabalho acabam se moldando com as informações e constantes necessidades sociais. Com as dificuldades e oportunidades surgidas nos últimos dois anos, o mundo tem vivenciado alterações em vários aspectos e no mercado de trabalho não foi diferente.

Algumas funções ficaram em evidência pela urgência e demanda. A área de tecnologia é um dos setores que mais exigiram profissionais e que também precisa desses especialistas. E falando em demanda em tecnologia, você já ouviu falar ou conhece alguém que trabalha com a experiência da pessoa usuária?

UX é a sigla em inglês para o termo User eXperience. UX Design é uma metodologia de trabalho que desenha a jornada de um público dentro de um produto ou serviço. A pessoa especialista em UX mapeia as necessidades que ajudam o público-alvo a realizar uma compra. Mas por que falar tudo isso? Porque UX Design é uma das profissões do futuro.

Migrando de área

UX Design não é só a profissão do futuro, mas a profissão do momento. No Brasil o movimento é mais recente, mas no mundo já tem sido uma área mais consolidada. Tanto é que a pernambucana Bruna Sarga teve o primeiro contato com a área em 2019.

À época, a jornalista de formação lia conteúdos em inglês, participava de cursos e assistia transmissões sobre o tema. “É algo que tá crescendo muito no mercado e tem poucos profissionais nessa área. Migrar me fez pensar que vai ser muito bom para minha carreira”, afirma Bruna.

E o retorno financeiro também contou muito para essa mudança profissional. A remuneração fica muito atrativa. Bruna migrou em 2021 e atua desde então como content designer (desenhadora de conteúdo em português) em uma instituição bancária.

Ainda existem muitas outras funções sendo criadas e a expansão é uma oportunidade empregatícia para os próximos meses e anos. A seguir, uma lista com algumas das profissões do futuro para você ligar o radar e se preparar caso esteja em começo de carreira ou pensando em migrar de área no mercado de trabalho.

Detetive de dados
Atuante na área de tecnologia, essa pessoa trabalha com dados, analisando a navegação e o comportamento de clientes. É importante destacar que os dados de clientes precisam ser protegidos e a pessoa detetive de dados precisa estar atenta a esses detalhes. Pessoas de Engenharia da Computação, Sistema da Informação, Análises de Sistemas e áreas correlatas podem atuar na função, além de ter conhecimento em Direito Digital.

Gerente de marketing analytics
É a pessoa responsável por analisar dados e levantar informações estratégicas na área de marketing para entender o alcance de uma campanha.  Esse profissional avalia os resultados para projetar melhores estratégias de marketing e melhorar o desempenho da empresa.

UX Design
É o profissional que vai avaliar se um produto é fácil de usar, se entrega uma boa comunicação e visual, além de levantar dados das pessoas usuárias para entregar um produto ou serviço que atenda a necessidade de cada usuária. Embora seja uma área que profissionais de diferentes áreas do conhecimento podem trabalhar, já existem cursos voltados para essa função no mercado e pós-graduação que lança especialistas e pessoas de gestão para atuar em projetos, consultorias e empresas.

Walker/Talker
Ou também chamada de cuidador remoto, é a pessoa que trabalha ouvindo, conversando e dedicando tempo aos idosos. É necessária uma boa comunicação, atenção plena e disponibilidade para se deslocar para atender as pessoas idosas.

Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial
Esse profissional fica responsável por implementar projetos eficazes com uso de inteligência artificial (IA). A pessoa de negócios de IA atua na construção de fluxos conversacionais, treinamentos e organização de conteúdo com olhar em análises de dados e de mercado, para citar algumas das atribuições diárias desse profissional.

Conselheiro de compromisso com a saúde
Esse profissional atua no acompanhamento a distância de pessoas que fazem uso de pulseira inteligente para assistência em saúde. São profissionais de nutrição, educação física e áreas de mesmo segmento que funcionam como guias para monitorar a saúde e ajudar na qualidade de vida de pessoas usuárias. 

Comentários