Por: Raphael Marinho
Na quarta-feira (18), o professor Bruno Vieira, docente da Universidade da Amazônia, defendeu a sua tese de doutorado, sendo aprovado com louvor. O pesquisador versou sobre a verticalização imobiliária e o espaço urbano em Belém sob a ótica da outorga do direito de construir.
Professor da UNAMA desde 2012, Bruno Vieira explica que sua tese dará à comunidade científica e à população informações sobre as verdadeiras motivações que implicam diretamente na Lei do Plano Diretor de Belém. “Estando a sociedade esclarecida, ela poderá mobilizar-se, através de ações políticas e dos meios jurídicos cabíveis, para fazer com que a ordem urbana seja respeitada, pondo em prática um modelo de desenvolvimento urbano sustentável, democrático e equitativo”, explica.
Bruno Vieira foi aluno do Programa em Direitos Fundamentais da Universidade da Amazônia (UNAMA) e incentiva seus alunos a ingressarem na vida acadêmica. “O programa de Mestrado da UNAMA vem se consolidando, permitindo que a produção científica seja mais numerosa, de qualidade e tendo como eixo central o desenvolvimento da Amazônia”, conta.
O tema, na íntegra, da pesquisa desenvolvida por Bruno foi “Verticalização imobiliária e controle do uso e da apropriação do espaço urbano em Belém: discursos e conflitos em torno da outorga onerosa do direito de construir”. A tese fez parte do Programa Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tropico Úmido, da Universidade Federal do Pará.
Comentários