Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Na dúvida sobre qual graduação escolher? Essas dicas vão te ajudar a descobrir

Jéssica Ibrahin Por: Camilla de Assis 24/11/2021 - 15:37
Pixabay
Pixabay

Após finalizar o ensino médio, um sentimento de incerteza costuma tomar conta de muita gente. Afinal, escolher a instituição de ensino e o curso superior pode afetar todo o seu futuro, tendo impacto direto no início da vida profissional. Uma decisão super importante, né? Olha, sabemos que essa situação pode ser tão empolgante como assustadora, por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a descobrir qual graduação escolher! É só continuar a leitura!

 

Descubra o que você gosta!

Quais são as áreas do conhecimento que você mais se identifica? Ao fazer um resgate sobre as matérias do ensino médio é possível perceber quais são as suas preferências. Por exemplo, você fazia parte dos que adoravam Matemática e Física, ou tinha mais satisfação em assistir as aulas de História e Literatura? Ficava ansioso pelas aulas de Português, Inglês e Espanhol ou pelas atividades no laboratório de Química e Biologia? 

Com essa resposta é possível excluir opções que nada têm a ver com você e descobrir se a sua identificação acontece mais com a área de exatas, humanas ou saúde. Vai por mim, isso já ajuda bastante na hora de escolher a graduação ideal para o seu perfil!

 

Conheça cada curso

Agora que você já sabe quais são as suas principais áreas de interesse, é hora de buscar mais informações sobre os cursos que você possivelmente escolheria. Uma forma legal de colocar isso em prática é participar de feiras de profissões, workshops sobre o mercado de trabalho ou de eventos, mesmo que onlines, promovidos pelas próprias instituições de ensino. 

Ah, você também pode assistir a palestras ministradas pelos coordenadores e professores dos cursos do seu interesse, conhecer profissionais que já atuam na área e aproveitar esse momento para tirar todas as dúvidas e descobrir mais sobre os projetos acadêmicos ofertados por cada curso.

Até mesmo uma conta no Linkedin pode te ajudar a ter um contato mais próximo com os profissionais da área, observar o dia a dia e os principais desafios, além de iniciar uma rede de contatos para a sua futura profissão. Gostou da ideia?

 

Não esqueça da instituição de ensino

A busca pelo curso superior perfeito para você também envolve escolher a faculdade ideal, certo? Não tem como desconectar uma coisa da outra. Essa é uma etapa super importante, já que para conseguir um emprego na área, o diploma apresentado precisa ser de uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que inclusive avalia anualmente a qualidade das universidades de todo o país e dos cursos de graduação oferecidos por elas. 

Outro critério bacana para escolher uma instituição é avaliar a qualificação do corpo docente, os professores. Descubra a quantidade de mestres e doutores que estão na faculdade, quais são as matérias que eles são responsáveis e suas experiências no mercado de trabalho. Tudo isso influencia bastante na excelência das aulas que vão construir a sua qualificação profissional. Fique de olho!

Unama


A Universidade da Amazônia (Unama) tem tudo o que você precisa para cursar a sua graduação com qualidade. Além de possuirmos um alto conceito no MEC, ótimos docentes e uma grade curricular de respeito, ainda somos super engajados e participamos ativamente de ações que envolvem a sustentabilidade do planeta e a reflexão sobre os problemas ambientais enfrentados na Amazônia. Fazer parte de um ambiente consciente do mundo a nossa volta faz toda a diferença, né?


Então chega de perder tempo! Agora que você já sabe como escolher o curso superior ideal, visite uma de nossas unidades ou acesse https://www.unama.br/ e garanta uma vida profissional de sucesso. Estamos te esperando! 

 

Comentários