Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Leitura: 5 livros fundamentais para todo estudante

Por: 09/08/2024 - 11:17 - Atualizado em: 09/08/2024 - 11:24
(Pixabay)

A leitura é um ponto de muita relevância e uma premissa básica para qualquer estudante. Porém, um detalhe interessante além da leitura em si, é buscar filtrar livros específicos e pertinentes à sua graduação, pois dessa forma, a tendência é você se motivar ainda mais com essa prática e, de quebra, perceber de forma acentuada o impacto no aprendizado acadêmico.

Pensando nisso, listamos 5 obras extremamente necessárias para qualquer estudante, independente da graduação. Confira:

1. “A hora da estrela”



A trama conta com dois personagens icônicos, Macabéa, uma retirante que tem sua vida narrada de forma pobre e sem perspectiva, alinhada com a narrativa de Rodrigo S.M., seu narrador fictício. Com descrições profundas, “A hora da estrela” foi o derradeiro romance de Clarice Lispector, antes do seu falecimento.

2. “O processo”, de Franz Kafka


 

Sem dúvidas, esse livro é um dos mais-senão, o mais- impactante da lista. Protagonizado pelo personagem Josef K., “O processo” intriga o leitor logo nas primeiras páginas, que é levado a tentar entender e “desvendar” como Josef, preso sem saber o porquê, chegou em tal situação. Apesar de parecer ser um teor investigativo, a obra é indicada para estudantes de todos os gostos.

3. “O homem que calculava”, de Malba Tahan



Aqui vai uma dica para os amantes da matemática. Essa obra de Malba Tahan-pseudônimo do professor brasileiro Júlio César de Mello e Souza- instiga muito a curiosidade do leitor pelo seu conteúdo dinâmico, pois conta as aventuras de Beremiz Samir, um calculista persa, e um problema de lógica a cada novo capítulo.

4. “Frankenstein”, de Mary Shelley



Essa obra vale a alcunha de clássico, sem qualquer mero clichê. Afinal, quem nunca ouviu falar na famosa criatura humanoide criada pelo Dr. Victor Frankenstein? Essa trama é interessante sobretudo para os amantes da ciência, já que toca muito no segredo da vida, além da ética médica.

5. “A vida modo de usar”, de Georges Perec



Do autor francês Georges Perec, pode-se dizer que esse livro é o mais “versátil” dessa lista, já que além de conseguir juntar de certa forma linguagem e matemática, também ambienta o leitor em um imóvel no formato de um tabuleiro de xadrez, onde acontece a narrativa. O dinamismo da obra é tão grande que até mesmo quem gosta de arquitetura pode se identificar.

Gostou das nossas dicas? Para saber mais informações sobre o seu curso, entre no nosso site ou fale conosco pelo atendimento online.

 

Comentários