Escrito por Thaynara Andrade
Não é novidade para ninguém que na vida profissional o aprendizado nunca acaba. Entretanto, após o fim da graduação muitos estudantes podem questionar se na atualidade ainda é uma boa ideia investir em um curso de pós-graduação.
E para tirar essa dúvida, a coordenadora de pós-graduação do Ser Educacional e especialista em relações trabalhistas, Daniela Costa, destacou alguns pontos importantes ao considerar ingressar em uma especialização.
Sempre vale a pena fazer pós-graduação?
“Falando em mercado de trabalho, ter um currículo de destaque é essencial e te tornar um candidato diferenciado ao pleitear uma vaga. Além de ser muito importante para quem pretende empreender, uma vez que a especialização amplia o conhecimento e auxilia o profissional a se tornar especialista em alguma área”, ressalta.
O profissional que tem pós-graduação tem um maior destaque no mercado?
“O mercado de trabalho tem sido muito exigente devido a alta concorrência e para se destacar é preciso ter habilidades que ampliem seu campo de conhecimento. Desde os anos 2000, possuir um MBA ou outra especialização se tornou fundamental para que o profissional desenvolva conhecimentos complementares”, diz a coordenadora.
Critérios para avaliar antes de escolher uma pós-graduação
“A escolha do curso tem que ser de forma muito assertiva. Não adianta escolher só para preencher espaço no currículo, na esperança de que com a escolha daquele curso você conseguirá um emprego”, recomenda.
“Isso porque é preciso fazer uma boa análise do seu perfil e do caminho profissional pretendido. Para as pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho a pós-graduação poderá favorecer uma ascensão profissional e para as que estão fora, será um diferencial competitivo possibilitando o seu ingresso”, finaliza a coordenadora.
Comentários