Rica de cultura, lazer, costumes e economia. Assim é a cidade paraense Marabá, que tem como característica grande miscigenação de pessoas e culturas. Seu nome, não criado por acaso, faz jus ao significado popular: "filho da mistura".
Com fama da Capital do Carajás, Terra da Castanha e Cidade Poema, Marabá completa nesta sexta-feira (5) 210 anos. De lá para cá, muitos fatos importantes marcaram a história da cidade. Pensando nisso, separamos uma lista com alguns deles, para que todo marabaense fique por dentro. Confira!
Habitada desde a época da pré-história
Antes mesmo de Marabá ganhar esse nome, seu território já tinha história preenchida por índios nômades, no período pré-histórico. A região permaneceu praticamente intocada até o início da década de 1890, com raros contatos de europeus e bandeirantes que, desde o século XVI, exploravam a região.
O povoamento de origem européia da região de Marabá teve início no século XIX, porém, só se consolidou com a chegada de imigrantes árabes, goianos e maranhenses, em 1894. É graças a esse passado cultural que ela leva o nome que representa tal mistura dos povos.
Literalmente “A Terra da Castanha”
Desde o início da colonização, Marabá também protagoniza vários ciclos bem sucedidos de plantio. Com a castanha-do-pará (Bertholetia excelsa) não foi diferente.A princípio, a coleta servia somente para o consumo dos habitantes. Mas de modo tímido, começou a ganhar comercialização e significação econômica. Na década de 1920, chegou a ser o principal meio econômico da cidade. Agora, a cidade também mergulha na fase siderúrgica e industrial, prometendo mais desenvolvimento para diversos setores.
Tem a praia queridinha dos marabaenses
Marabá não é somente o xodó de seus moradores, mas também dos turistas. Entre os pontos fascinantes que a cidade possui, o que atrai olhares é a famosa Praia de Tucunaré. O fato do município não se situar em uma área litorânea não fez de seus conterrâneos pensar numa alternativa e curtir sua “praia”.
Logo, nomearam o Rio Tucunaré como tal. Sem ondas, o “mar” se torna uma ótima pedida para se refrescar nos dias de sol. Para encerrar a visita, ainda dá para ver um pôr do sol que se forma no horizonte.
A Unama tem orgulho de fazer parte da história de Marabá!
Comentários