Entre os dias 24 e 28 de julho, estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia (UNAMA) participarão do XIV Congresso Acadêmico de Defesa Nacional. O evento será realizado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no estado do Rio de Janeiro (RJ).
Ariane Gadelha, Thaise Leal, Jeremy Orlet, Vinicius Paiva e Victor Oliveira são os alunos, que junto com o professor José Gilberto Torres, serão financiados pela AMAN para participar do evento. O artigo pelo grupo é intitulado “A diplomacia naval brasileira: instrumento articulador da política externa com a política de defesa na inserção internacional pós Guerra Fria”, e discute o melhoramento das políticas de defesa naval do Brasil, focando nas questões diplomáticas e não bélicas.
Para Torres, esta é uma oportunidade de mostrar nacionalmente a produção acadêmica do curso de Relações Internacionais (R.I.) da UNAMA. “A nossa graduação é uma tradição na Instituição e no cenário regional, em decorrência dos mais de 10 anos de existência. A segunda participação de alunos da UNAMA mostra a pujança e a qualidade da mesma em alinhar e disseminar o ensino das R.I. sempre pautando o desenvolvimento da região amazônica. Tal participação é resultado de um projeto exitoso que é o curso e principalmente, da qualidade de nossos docentes e discentes”, conta o docente.
O Congresso tem o objetivo de promover a reflexão e a discussão de temas relacionados à Defesa Nacional, por meio de palestras, grupos de estudos e a apresentação de trabalhos acadêmicos que tratam do tema. Os trabalhos aceitos no congresso estão disponíveis na integra no site do evento.
Comentários