Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estágio: Como montar o currículo ideal para conquistar uma vaga

Por: 19/05/2022 - 08:38
Foto: Pixabay
.

Por Lara Tôrres

 

Estagiar é uma maneira excelente para estudantes de todos os níveis (básico, técnico e superior) ingressarem no mercado de trabalho, adquirindo experiência profissional cedo, antes de se formar. 

Contudo, o número de estagiários contratados no país vem diminuindo: até o começo de 2020 o Brasil tinha cerca de 1 milhão de estagiários, número que caiu para 900 mil, o que representa apenas 5,8% do total de estudantes no país, segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres). 

Um ponto muito importante no processo de busca por trabalho, seja como estagiário, aprendiz ou profissional, é a elaboração de um bom currículo. É ele o “cartão de apresentação” entre a pessoa que deseja trabalhar e os recrutadores, o elemento responsável por determinar se cada candidato avança ou não no processo seletivo. 

É importante, então, que você aprenda a elaborar bem um currículo interessante se quiser conquistar uma boa vaga de estágio. Confira as dicas de Regina Cleide Teixeira, coordenadora nacional da Escola de Negócios do Grupo Ser Educacional, professora da graduação da UNAMA, UNINASSAU e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNAMA, para te ajudar a elaborar um bom currículo!

 

Habilidades

Segundo Regina, os estudantes devem entender que o currículo deve permitir a apresentação de suas habilidades, tanto as chamadas soft skills - personalidade, comportamento e as habilidades sociais e emocionais - quanto os conhecimentos técnicos, possíveis de aprender e comprovar por meio de certificados - as hard skills. Ambos os tipos de habilidades devem estar destacados no currículo.  

Segundo Regina Cleide, os estudantes devem ter em mente que muitas atividades extracurriculares vivenciadas no colégio e no ensino superior são experiências de vida são soft skills que têm peso para o currículo.  Atividades de voluntariado, ser representante de turma, dar monitoria e outras formas de participação em projetos sociais, por exemplo, são muito interessantes e ressaltam experiências prévias. 

Faça um levantamento das atividades das quais você pode comprovar ter participado por meio de certificados emitidos pelas instituições responsáveis. Considere cursos, palestras, oficinas, congressos, trabalhos apresentados, atividades de pesquisa e extensão, por exemplo. 

A professora Regina orienta os futuros estagiários a elaborar uma breve apresentação - no máximo quatro linhas - objetiva sobre as suas habilidades, pretensões de carreira e objetivos acadêmicos, como se estivesse em uma entrevista de emprego. 

Outras informações importantes, como seus dados pessoais, objetivo profissional, suas experiências, formação, cursos complementares e competência, também devem estar no seu currículo. Os currículos digitais também devem incluir, na apresentação, o endereço de e-mail, links do portfólio que evidencie as competências e habilidades, e também do LinkedIn (rede social profissional). Confira, neste post, um passo a passo para organizar as informações no seu currículo! 

 

E você, já está estagiando ou na busca por uma vaga? Montou seu currículo? Conte nos comentários!

Comentários