Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Espírito de liderança ajuda ou atrapalha nos trabalhos em grupo?

Jéssica Ibrahin Por: Jéssica Ibrahin 09/01/2022 - 14:09
PixaBay
Pixabay

As atividades em equipe são bastante comuns durante a faculdade, mas nem sempre acontecem sem conflitos, né? A má distribuição das tarefas, a falta de comunicação, a ausência de comprometimento e o medo de gerar discussões acaloradas podem ser alguns dos fatores que endossam o problema. Nesse caso, o espírito de liderança realmente ajuda ou pode acabar atrapalhando ainda mais a situação?

Continue a leitura para descobrir.

 

O que é ter liderança?

Em primeiro lugar, devemos deixar claro que ser líder está muito longe de apenas dar ordens ou resignar tarefas. É saber traçar planos e estratégias para atingir os objetivos da equipe, ter a capacidade de motivar a si mesmo e ao grupo, inspirar as pessoas ao redor sem buscar fama ou reconhecimento excessivo das pessoas. Ou seja, a grande preocupação de um bom líder é entregar as demandas mantendo a equipe unida.

É preciso ter autoridade para ser líder?

Não. Existe uma grande diferença entre a liderança e a autoridade. A primeira trabalha com o poder da persuasão, influência e empoderamento. Enquanto a segunda, impõe o que deve ser feito sem ouvir os demais. Por isso, cuidado ao achar que as palavras são sinônimos, ok?


Humildade como palavra chave

Ter essa característica é essencial para quem deseja se tornar um bom líder. Ser humilde não significa não ter o seu trabalho e esforço reconhecidos, mas sim desejar que os projetos avancem mesmo sem a sua presença. Além  de preparar pessoas como possíveis sucessores para que o legado continue firme, sempre escutando e valorizando a equipe. 

Afinal, a liderança ajuda ou atrapalha?

A liderança quando realizada corretamente nunca atrapalha o funcionamento de uma equipe. Pelo contrário, une, motiva e garante que a tarefa seja realizada. O grande problema é quando o líder é rígido e egocêntrico, impondo tarefas aos componentes do grupo sem ouvir e valorizar o diálogo em conjunto. Por isso, se você for um líder nato, pode continuar exercendo o seu papel, isso dificilmente será um problema. 

 

Comentários