Hoje é dia de rock!!!
Nesta quinta-feira (13), celebramos o Dia Mundial do Rock, data escolhida em homenagem ao Live Aid, um evento que aconteceu neste dia em 1985. Quer conhecer mais sobre a história? Então, continue a leitura e se surpreenda.
Voltando em 1985, chegamos ao Live Aid. Um mega concerto organizado por Bob Geldof e Midge Ure, com o objetivo de arrecadar fundos para prover alimentos na Etiópia. Foi nesta data que Phil Collins, participante do evento, expressou que gostaria que aquele fosse considerado o "Dia Mundial do Rock". E assim foi!
O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Kiss, entre outros.
Mas, e o rock no Pará? Calma que explico!
Caracterizado por ser fortemente pensante, a cena paraense revelou diversos nomes como Stress, uma das primeiras bandas de heavy metal que surgiram nos anos 80. Assim como esse grupo, muitas bandas tomaram conta da cena e se tornaram conhecidas, como Insolência Públika e Madame Saatan.
Ao passar do tempo, a cena do rock alternativo do Pará foi crescendo e ganhando forma e força. As bandas COUT, Jato Jambu e Zeit são três representações que expressam a nova pegada roqueira do estado. Os grupos são formados por artistas independentes que resgatam a estética do rock dos anos 2000 e do emo.
Por isso, reunimos alguns vídeos do grupos de rock paraense para você conhecer os temas abordados em suas letras e produção artística. Veja a seguir:
INSOLÊNCIA PÚBLIKA
(Reprodução/SoundCloud)
STRESS
(Arquivo/Stress)
COUT
(Reprodução/Facebook)
JATO BAMBU
(Reprodução/Twitter)
ZEIT
(Divulgação / Tuyuka Lara)
Comentários