Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia do Cinema Brasileiro: 4 cineastas que você precisa conhecer

Cineastas e títulos de grande importância nas produções do país
Por: 22/06/2021 - 10:01

O cinema é uma paixão mundial e no Brasil não é diferente. Para os amantes do audiovisual, além das tantas obras internacionais, as produções nacionais estão caindo no gosto do público cada vez mais. Confira, abaixo, uma lista de filmes que você precisa assistir - ou rever - durante as férias, produzidas e dirigidas por grandes nomes do ciname nacional.

  • José Padilha

Além de cineasta, José Padilha também é roteirista, documentarista e produtor. Entre suas obras, temos Tropa de Elite, onde Padilha foi diretor e produtor. O longa-metragem, lançado em 2007, fez muito sucesso e chegou a ganhar a parte 2, 'O Inimigo Agora É Outro', que obteve o maior público da história do cinema brasileiro para um filme nacional, com mais de 11 milhões de espectadores. 

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=tjY62OrSIAo

  • Fernando Meirelles 

O também roteirista brasileiro é conhecido, principalmente, pelo filme 'Cidade de Deus', que lhe garantiu a indicação ao Oscar de melhor diretor. Fernando Meirelles também foi o responsável por dirigir 'Ensaio sobre a Cegueira'.

 

 

  • Anna Muylaert

Cineasta, diretora, produtora e roteirista. A brasileira, formada pela Universidade de São Paulo (USP) deu início à sua carreira com os programas infantis. E entre eles estão 'Mundo da Lua' e 'Castelo Rá-tim-bum'. Entre seus trabalhos com longa-metragem, estão os filmes 'Durval Discos' e 'Que Horas Ela Volta?'. O segundo, inclusive, chegou a ser premiado no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, e no Festival de Berlim, na Alemanha. 

https://www.youtube.com/watch?v=Dffs46VCJ_g

  • Glauber Rocha

Com muitos longas e curta-metragens em sua carreira, o baiano Glauber Rocha é um nome muito importante no cinema brasileiro. Sua primeira produção foi 'Barravendo'. O cineasta deu início ao movimento Cinema Novo, que tinha como objetivo romper com as fórmulas do cinema comercial americano e criar um produto legitimamente brasileiro.

 

Comentários