Escrito por Thaynara Andrade
A comunicação não verbal é tão importante, que antes mesmo que você chegue a falar alguma palavra, a sua aparência já terá transmitido às pessoas certas impressões sobre sua personalidade, seu estilo e gosto pessoal. No entanto, para o trabalho é necessário adaptação ao cargo e ao meio que se está inserido.
Na área da moda, esse alinhamento da vestimenta aos padrões do ambiente que se pretende frequentar é conhecido como Dress Code. Para explicar melhor o que é a importância na vida profissional, a Unama conversou com Felícia Assmar, coordenadora do curso de moda da instituição. Confira a seguir.
O que é o dress code?
Se o termo “dress code” for traduzido para o português, teremos a expressão “código de vestimenta”, de acordo com Felícia. Essas orientações abrangem diferentes ambientes, “ao contrário do que muitos pensam, não é apenas para situações profissionais, muitas vezes, um convite para uma festa vem com a orientação de como o convidado deverá se vestir.”
Ela esclarece ainda que esses padrões são criados a partir do contexto que envolve essa situação social, “Na verdade, a expressão aponta para o estabelecimento de regras para o modo de vestir e aplicadas a diferentes situações. Essas regras são criadas a partir da percepção das normas sociais e da cultura de cada grupo de pessoas. São estabelecidas em função do propósito do vestir, das circunstâncias e ocasiões.”
A organização dessas regras de vestimenta não é por acaso. “Os funcionários de uma empresa são a personificação dos valores dessa entidade. Por isso, a forma deles se vestirem ratifica esses valores e o posicionamento da organização”, explica.
Segundo Felícia, “não é simplesmente vestir um “uniforme”, digamos assim, mas o dress code empresarial é uma declaração de conformidade com a empresa e de compartilhamento de seus valores para o público em geral e em especial para seus clientes. O dress code é um fator importante para a construção da imagem da empresa.”
O dress code é uma ferramenta de comunicação
A profissional destaca que não é apenas uma questão de seguir regras, mas de usar a sua imagem estrategicamente. “A vestimenta é uma forma de comunicação. Assim, é por meio desse código que o profissional tem a orientação de como se vestir para passar a imagem desejada para o mercado e para os clientes.”
Além do mais, Felícia recomenda que os profissionais não busquem simplesmente seguir as orientações da empresa, que invistam também nas roupas como uma forma de transmitir a imagem que desejam ao mercado, realçando maior credibilidade.
Saiba mais sobre como se vestir para o trabalho
Agora que você já conhece a importância do dress code, veja as recomendações da coordenadora de moda:
“As regras gerais são as de bom senso, higiene e etiqueta social, sem deixar de considerar as tendências de moda, que são responsáveis pela atualização do vestuário ao zeitgeist (espírito do tempo). Isso vale em todo local, tanto de trabalho como de lazer”, explica.
Felicia recomenda que a própria empresa esclareça aos funcionários o estilo de roupa que pode ou não ser utilizado ali. Se isso não acontecer, o profissional pode observar o perfil de utilizado pelos colegas de trabalho, para então ter uma noção de como se adaptar.
Adapte estilo pessoal com dress code
De acordo com a coordenadora de moda da Unama, é possível se vestir conforme o dress code da empresa e ainda assim expressar sua personalidade por meio das roupas. “Como hoje a moda é muito versátil e permite que trajes sejam usados em múltiplos ambientes, essa adequação fica mais fácil. Ao escolher o look para o trabalho, siga a regra geral: estar elegante em roupas confortáveis e práticas e que deixem você confiante.”, finaliza.
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