A Logística é aplicada em diversas atividades diárias. O simples ato de, ao acordar, fazer o planejamento das atividades e do deslocamento que será feito de casa para o trabalho, pode ser considerado uma atividade Logística. No entanto, é nas empresas que essa atividade ganha destaque. Através da Logística é possível planejar, executar e controlar as atividades de produção com o melhor custo-benefício. Dando conta da compra e armazenagem da matéria-prima, passando pelo produto em desenvolvimento, chegando ao produto final e a sua entrega ao cliente. Conheça mais detalhes sobre a Logística Empresarial e entenda como o MBA é o curso fundamental para quem deseja trabalhar na área.
Como surgiu a Logística Empresarial?
A Logística Empresarial surgiu com a revolução industrial, mas ganhou destaque e foi se consolidando após a Segunda Guerra Mundial. Durante a Guerra, civis precisaram ir ao combate, quando regressaram, haviam aprendido técnicas logísticas de organização para otimizar o trabalho no campo de batalha. A partir disso, passaram a usar essas técnicas em seus negócios de forma adaptada. Posteriormente, ela se tornou o que é hoje, um campo de atuação profissional e de estudo que conta com o auxílio de softwares para atender as demandas.
Qual a importância da Logística Empresarial?
Pense em quantas fábricas de alimentos e produtores de alimentos existem perto de sua casa. Você deve ter percebido que a quantidade existente deve ser nula ou muito baixa e, mesmo se existir, a variedade do que é fornecido é pequena, não é? Agora, imagine que você só pode consumir o que é produzido perto de você. Era basicamente isso que acontecia antes da Logística Empresarial tomar forma.
A falta de organização logística nos processos industriais, não só de alimentos, fazia com que o que fosse produzido tivesse de ser consumido imediatamente. Isso porque não eram pensadas em larga escala ou viabilizadas estratégias de estocagem prolongada do produto final e transporte dos produtos para lugares distantes, por exemplo. Implicando também que as pessoas morassem perto de ambientes com fábricas. A partir do momento que a Logística é aplicada, é possível repensar esse sistema e provocar mudanças de vida. O que torna a Logística Empresarial algo fundamental para o contexto global.
Por que fazer MBA?
Para trabalhar com Logística é indicado possuir Curso Superior Tecnólogo na área. Os profissionais que têm interesse em se especializar e exercer cargos gerenciais podem cursar o MBA Executivo em Logística Empresarial. O curso MBA, sigla que pode ser traduzida como Mestre em Administração de Negócios, é um aprofundamento em uma determinada área que busca desenvolver a liderança, a administração e a capacidade de gestão de negócios. Os conhecimentos apreendidos nesse tipo de curso trazem resultados profissionais positivos e podem contribuir para o aumento salarial.
Quem pode se especializar em Logística Empresarial?
O MBA em Logística Empresarial não é exclusivo para profissionais formados em Logística. Pessoas graduadas nas diversas áreas do conhecimento que tenham interesse em Logística podem ser alunas do curso. Principalmente as ligadas à funções administrativas, de armazenagem, estoque, processamento de pedidos e transporte.
Para que a indústria continue a funcionar é preciso que existam bons profissionais de logística no mercado, sobretudo bons líderes e gestores. Com as perspectivas de crescimento de mercado em diversos setores, como o ecommerce, que dependem muito da área logística para o seu funcionamento, é necessário ter novos profissionais que deem conta das novas demandas.
Deseja trabalhar com Logística Empresarial? Conheça o curso MBA da UNAMA!
Comentários