Mais de 2 mil conferencistas lotaram o auditório do Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia para o I Congresso de Direito e Constituição, promovido pela UNAMA - Universidade da Amazônia na última sexta-feira (26). O evento, que teve como tema principal “Direitos Fundamentais e novos direitos”, contou com a presença de autoridades e representantes da área jurídica.
O jurista paraense Orlando Bitar foi o grande homenageado da noite, em celebração ao centenário de nascimento. Para celebrar a data, a Medalha “Centenário Orlando Bitar” foi concedida durante a cerimônia de abertura ao jurista paraense Adherbal de Meira Mattos, pelos serviços prestados à área jurídica. A comenda "Tobias Barreto" também foi entregue ao Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, e ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Leonardo de Noronha Tavares.
O Governador do Estado, Helder Barbalho, falou da emoção em receber a comenda pela UNAMA, Instituição no qual é formado em Administração. “Muito honrado em ter a oportunidade de poder relembrar momentos fantásticos vividos enquanto aluno da Universidade da Amazônia e quero deixar registrada a minha gratidão naquilo que pude aprender e, hoje, posso implementar na gestão do nosso estado. Que a Universidade possa formar, cada vez mais, quadros qualificados, cada vez mais profissionais que possam ajudar o nosso estado e ajudar o nosso Brasil a crescer e se desenvolver”, afirmou.
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, celebrou mais um evento jurídico promovido pela Universidade. “Estamos muito felizes por esse momento em que estamos também homenageando dois alunos UNAMA, Helder Barbalho e Leonardo Noronha, a receber nosso reconhecimento pelo grande trabalho desempenhado. Temos certeza que este evento já faz parte do calendário acadêmico de Belém e estamos celebrando o momento”, declarou.
O conferencista de abertura, o juiz de direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Alexandre Morais, falou sobre a importância de se discutir os novos direitos. “Muita coisa tinha acontecido na tecnologia e o direito estava ficando para trás. A perspectiva desse congresso, de trazer profissionais de pesquisa com temas atuais, é voltar-se para o futuro”, falou. O jurista ainda esteve na sessão de autógrafos de autores da área jurídica, com o título: “Teoria do Processo Penal conforme os jogos, novas tecnologias aplicadas ao processo penal”.
Comentários