Por: Rayanne Bulhões
Mês de janeiro iniciou. Nada melhor do que o bom recesso escolar, não é mesmo? Mas para quem está no pique de 2017, com foco nos próximos vestibulares, ou deseja adquirir novos conhecimentos, a dica é aproveitar o sossego e apreciar bons livros. Nesses casos não é a quantidade que vai importar, mas a qualidade e diversidade desse conteúdo.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a leitura é uma aliada do jovem que deseja um diferencial. Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia (UNAMA), professora Ana D’Arc, não importa o meio em que esse aluno vai buscar o conhecimento, mas de que forma esse conhecimento vai ser empregado no dia a dia. “A leitura quando bem direcionada vem complementar com informações que se abrem de uma sociedade que já exige muito desse jovem”, disse a coordenadora.
Mesmo que, nos últimos levantamentos do Instituto Pró-Livro sejam apresentados que os jovens brasileiros têm lido cada vez menos, em média 2,5 exemplares por ano, a coordenadora de Pedagogia não vê isto como algo negativo e ressalta que uma boa leitura não está atrelada aos meios físicos. "Na internet nós temos uma gama de informações, principalmente nas redes sociais. Você entra e não tem limitação. O prejuízo pode estar exatamente na liberdade de acesso a essa leitura e cabe a nós, profissionais, pais e responsáveis, auxiliá-los nesta dinâmica", concluiu a professora.
Confira 10 dicas de livros para férias escolares:
1- Jovens com atitudes enriquecem mais – Jack Canfield & Kent Healy. (Editora Universo dos livros);
2- Interpretação de Textos – Construindo Competências e Habilidades em Leitura – Cereja, William Roberto, Magalhães, Thereza Cochar, Cleto, Ciley. (Editora Atual);
3- Lógica para leigos – Tornando tudo mais fácil. Mark Zegarelli – (Editora Alta Books);
4- Política para não ser idiota. Renato Janine Ribeiro & Mário Sérgio Cortela. (Editora 7 mares);
5- Vida e Carreira – Um equilíbrio possível? Mário Sérgio Cortela. (Editora Pappirus);
6- Escola e Preconceito – docência, discência e decência. Mário Sérgio Cortela. (Editora Cortez);
7- Amor Líquido – Sobre a fragilidade dos laços humanos. Zygmunt Bauman. (Editora Zahar);
8- Convite a Filosofia. – Ensino Médio. Marilena Chauí (Editora Ática);
9- O menino do dedo verde. Maurice Druon. (Editora José Olympio);
10- Meu pé de laranja lima. José Mauro Vasconcelos. (Editora Melhoramentos).
Comentários