Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Cartilha aborda como se mobilizar em situações de riscos ambientais

Material contém informações sobre os principais conceitos envolvendo os desastres, ocorrências no Brasil e atuação do Ser Educacional frente a essas situações
Assessoria de Comunicação Por: 05/06/2023 - 08:59 - Atualizado em: 05/06/2023 - 09:01
Por Luiza Fruet
 
Desastres ambientais no Brasil têm se tornado cada vez mais frequentes, como o ocorrido em Pernambuco há um ano e que deixou mais de 130 mortos e 120 mil desabrigados. Por isso, o grupo Ser Educacional, mantenedor das marcas UNINASSAU, UNAMA, UNESC, UNG, UNINORTE, UNIFAEL e UNI7, lançou uma cartilha sobre a mobilização da sociedade em situações de riscos. Ela contém informações, por exemplo, sobre os principais conceitos envolvendo a problemática, as ocorrências de desastres no Brasil, as ações e respostas que população, autoridades locais, governos, organizações civis, setores privados e comunidades científica e acadêmica devem ter antes, durante e após as situações.
 
O material também aborda a atuação do Ser Educacional em situações desse tipo. O grupo trabalha com calendário de ações socioambientais, ações humanitárias, cursos de formação na área ambiental, campanhas de doações e sensibilização sobre consumo consciente, eventos neutros, compras sustentáveis, mudanças climáticas e gerenciamento de resíduos.
 
Além disso, lançou sua Calculadora Universitária de Carbono, que sensibiliza a comunidade sobre os impactos negativos da emissão de carbono desenfreada e apresenta as medidas que podem ser adotadas para reduzi-la. Em relação às campanhas de doações, um exemplo é o SOS CHUVAS. Seu objetivo foi ajudar as vítimas das chuvas que atingiram Pernambuco em maio de 2022.
 
“Esta cartilha é resultado de uma preocupação com a preservação do nosso meio ambiente e com a segurança de nossa comunidade. Com o aumento de eventos climáticos extremos e desastres ambientes, acreditamos ser de extrema importância fornecer informações que capacitem as pessoas a agirem de forma responsável e eficaz em tais circunstâncias”, afirma Sérgio Murilo, diretor de Governança Social e Ambiental do Ser Educacional.
 
Para ter acesso à cartilha, clique aqui.

Comentários