Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


5 coisas para NÃO fazer durante uma entrevista de estágio

Por: 13/03/2023 - 12:10
Algumas atitudes não são aconselháveis numa entrevista de estágio (Pixabay)

Por Arcanjo Rodrigues

Conquistar uma vaga de estágio geralmente exige muitos processos. E um deles, sendo o mais decisivo, é justamente a entrevista presencial. Isso porque, por mais que você seja em tese qualificado o suficiente para a função oferecida, o contato físico e visual tende a ser fundamental para que o profissional de RH ou até mesmo a gestão tenha uma mínima noção do quanto você é capaz e do quanto pode contribuir para a empresa.

Mas calma, a intenção desse texto não é lhe assustar nem passar uma ideia de complexidade no quesito entrevista. Muito pelo contrário, com uma boa preparação e uma dose de tranquilidade, você consegue pavimentar o seu caminho para ser escolhido para a tão sonhada vaga de estágio. Veja agora 5 dicas valiosas sobre o que NÃO fazer numa entrevista de estágio.

1. Chegar atrasado
Esse ponto não precisa de muita explicação. É claro que existem imprevistos e adversidades de última hora, mas se antecipe o máximo que puder para não chegar atrasado e não correr o risco de logo de cara gerar a impressão de uma pessoa que não se preocupa com pontualidade.

2. Não conhecer ao menos um pouco a empresa
Existem processos seletivos que são tão rápidos que às vezes é difícil estudar a empresa em questão de forma mais aprofundada. Porém, é importante demonstrar um mínimo de conhecimento acerca da mesma, isso faz parte de uma boa preparação e com certeza você ganha alguns pontos nessa etapa.

3. Não cuidar do visual
O aspecto visual e de aparência de todos nós é algo amplo e subjetivo, não devendo haver um padrão com relação a isso. No entanto, todos concordamos que estar bem apresentável, do seu jeito, é extremamente necessário para gerar uma boa impressão e consequentemente atenção de quem está entrevistando. Lembre-se: o corpo também fala.

4. Ter um comportamento inadequado
Você não precisa fingir ser quem não é ou ser formal demais, apenas tente não ter a exata mesma postura como se estivesse em casa ou com amigos. Sabemos que determinados ambientes exigem comportamentos diferentes e uma entrevista de estágio está inclusa nisso. Concentração e serenidade são as palavras-chave aqui.

5. Não ter clareza sobre suas competências e habilidades
Nem sempre é fácil falar de si mesmo e se reconhecer em algumas virtudes. Mas não ter o que falar sobre suas habilidades pessoais pode fazer com que você pareça uma pessoa perdida na entrevista, e diante disso, sem capacidade para a vaga em questão.

Essas dicas ajudaram você de alguma forma? Esperamos que sim! Não custa lembrar que a faculdade é essencial no desenvolvimento de diferentes competências pessoais e profissionais. Consulte nossos cursos agora mesmo!

Comentários