PDF Imprimir E-mail

O que é o Curso

 

O Curso preconiza a formação de profissionais com postura científica frente ao conhecimento da Psicologia, com capacidade de identificar as demandas sociais e responder a elas, mantendo permanente compromisso com a transformação da sociedade. Desta forma, o Curso busca formar profissionais capazes de atuar na promoção da saúde, visando o bem estar do indivíduo e da comunidade, desenvolvendo assim seu papel como participe de uma equipe multidisciplinar, conhecendo estratégias teórico-metodológicas de atuação interdisciplinar e multiprofissional, diagnosticando, planejando e desenvolvendo ações preventivas em diferentes níveis e contextos, a partir de uma conduta ética.

O Curso de Psicologia foi autorizado a funcionar em 1980, através do Decreto nº 84.858/01.07.80, sob a manutenção da Sociedade Civil Colégio Moderno, entidade que na época mantinha as Faculdades Integradas Colégio Moderno. O reconhecimento do Curso veio em 1985 através da Portaria nº. 244/85, e da habilitação “Formação de Psicólogos” em 1986 através da Portaria nº862/16.12.86. Em 1988 o Curso passou a funcionar na União das Escolas Superiores do Pará e a partir de 1993 na Universidade da Amazônia, quando então foi implantada a 1ª. Série da nova proposta curricular a partir de um novo Projeto Pedagógico para o curso.

O Curso de Psicologia da UNAMA passou a ser oferecido em regime semestral a partir de 2004, ocasião em que foi completamente reformulado atendendo as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, resolução do Conselho Nacional de Educação de define os conhecimentos, as habilidades e as competências que os Cursos de Psicologia devem desenvolver e/ou aperfeiçoar no repertório comportamental de seus alunos, futuros psicólogos. Em 2008, o Curso passou por nova atualização viando contemplar às novas demandas e áreas emergentes da Psicologia.

O curso de Psicologia da Universidade da Amazônia vem cumprindo seu papel no desenvolvimento da região ao formar psicólogos cujo perfil atenda às demandas sociais constituídas, confirmando sua relevância perante a comunidade, fortalecendo os vínculos entre a profissão, a instância formadora, instituições científicas e profissionais da Psicologia e a sociedade. Desta forma, o conhecimento psicológico, enquanto patrimônio da Humanidade, disponibiliza-se a outros espaços e grupos para além das dimensões da Universidade, dando razão à sua existência.

CURSO DE PSICOLOGIA: ENADE 2012 - CPC 4