Vagas anuais:
100 vagas

Turnos:
Noturno

Regime:
Semestral

Duração:
8 Semestres

Carga horária total:
3360 hora/aula

PDF Imprimir E-mail

O que é o curso

 

O Curso de Ciências Sociais estuda a vida social, política e cultural das sociedades. A esfera de ação de estudo do cientista social é extremamente abrangente, podendo ir da análise de encontros casuais entre indivíduos que se cruzam na rua, das redes sociais, das disputas políticas partidárias locais, da violência nas escolas,  até a investigação de processos sociais, políticos e culturais globais como as transformações do mundo do trabalho, as relações políticas internacionais, os efeitos da cultura punk no comportamento da juventude na sociedade global.  Diante dessa abrangência, o curso permite que o profissional se torne um antropólogo, um cientista político ou um sociólogo. Além dessas habilidades, o licenciado possui instrumentos pedagógicos que o habilitam a transmitir formas de compreensão sobre a vida social, contribuindo para a formação de indivíduos que reflitam critica e criativamente como cidadãos.

O Curso de Ciências Sociais da UNAMA, fundado em 1980 e reconhecido em 1984, com dupla habilitação de  bacharel e licenciado em Ciências Sociais tem o propósito de formar profissionais com competências e habilidades voltadas para o desenvolvimento social, principal desafio da sociedade brasileira e particularmente da sociedade amazônica, sobre os temas: o Homem, a cultura e a sociedade; Democracia, Estado  e Sociedade; Meio Ambiente Rural e Urbano; Formação de Professor; e Trabalho e Educação.

Em 2014 o curso de Ciências Sociais foi estrelado com 4 estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril como um dos melhores cursos do Brasil considerando a matriz curricular, a titulação docente, a infraestrutura institucional, a biblioteca,  o envolvimento do curso com a pesquisa e a extensão universitária dentre outras variáveis acadêmicas. Isto só ratifica a qualidade do curso.