Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


ZOOUNAMA receberá aula prática de Medicina Veterinária

Patologia clínica em animais silvestres será ministrada em aula no zoológico
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 23/10/2017 - 16:28 - Atualizado em: 23/10/2017 - 16:30
Tartaruga da Amazônia
Aula prática abordará exames em tartarugas da Amazônia

Acadêmicos do 5° período do curso de Medicina Veterinária da Faculdade da Amazônia - UNAMA participarão, nesta terça-feira (24), de uma aula prática dentro da disciplina Patologia Clínica no ZOOUNAMA, localizado no bairro da Matinha, em Santarém. A exposição ocorrerá às 14h.

A atividade será ministrada pelo docente Dennis Lima, com o auxílio dos médicos veterinários do zoológico, Jairo Moura e Ianny Posiadlo. Na ocasião, os alunos irão receber treinamento de como coletar de forma adequada amostras de sangue das tartarugas da Amazônia. Posteriormente, os acadêmicos irão aprender sobre os procedimentos dos exames de hemograma e pesquisa de hemogregarinas (parasitas do sangue) para verificar o estado de saúde dos animais.

De acordo com Dennis Lima, estes exames são essenciais para qualquer espécie animal, pois permite conhecer a situação das principais células do sangue e os possíveis problemas relacionados. As hemácias, que, quando reduzidas, podem indicar anemia; os leucócitos, que indicam infecção e/ou inflamação quando encontrados em alta quantidade; e as plaquetas, que são responsáveis por ajudar na coagulação do sangue.

“Semana passada, a Semma [Secretaria de Meio Ambiente] apreendeu 36 tartarugas em uma fiscalização na região do Oeste do Pará, onde elas foram encaminhadas ao zoológico. Como estávamos estudando sobre esses tipos de exames, resolvemos colocar em prática o conhecimento prévio teórico e prático para aplicabilidade em quelônios adultos”, explica.

O docente também ressalta que os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária possuem formação generalizada em diversas espécies, ou seja, de pequenos, grandes e também animais selvagens. 

Comentários