Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


ZOOUNAMA recebe filhote de Peixe-boi

Este é o sexto animal que o zoológico recebeu no primeiro semestre de 2019
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 22/05/2019 - 16:01
Peixe-boi ZOOUNAMA
O mamífero foi encontrado dia 14 de maio e chegou ao ZOOUNAMA na terça
Na tarde desta terça-feira (21), um filhote de peixe-boi macho, de 15,1kg e um metro, chegou em Santarém por meio de uma equipe de biólogos e médicos veterinários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti - PA. O animal foi encaminhado ao Zoológico da UNAMA, onde será acompanhado e avaliado pela equipe técnica.
 
O mamífero foi encontrado dia 14 de maio por pescadores dentro da área do Projeto Agroextrativista PAE Santa Rita, em Juruti, e logo foi encaminhado para a base da Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com o médico veterinário do zoológico, Jairo Moura, após a avaliação clínica, foi constatado que o filhote apresenta um quadro estável e agora encontra-se em observação.
 
“Logo após o animal ser encontrado por pescadores, a Semma de Juruti foi informada. Então entraram em contato com várias instituições, das quais o ZOOUNAMA foi o destinado a receber o peixe-boi. Pela experiência clínica com outros animais que chegam debilitados ou recém-nascidos, os nove primeiros meses após a chegada ao centro são fundamentais para o sucesso da recuperação”, explicou Jairo.
 
Quando os peixes-boi chegam ao Projeto Agroextrativista PAE Santa Rita, do Zoológico, ficam em piscinas separadas, onde a água é trocada duas vezes ao dia para não se tornarem fonte de contaminação. “É por isso que se troca regulamente. Os animais ficam separados, sendo observado o grau de recuperação deles para avançar no tratamento”, completou o veterinário.

Comentários