Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


ZOOUNAMA realiza 2º etapa de soltura de animais

No total, serão 102 animais soltos no rio Amazonas
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 07/01/2020 - 17:42 - Atualizado em: 07/01/2020 - 17:48
Soltura de animais
Primeira etapa da soltura, em dezembro, cerca de 85 animais foram reintegrados à natureza
O ZOOUNAMA, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente (Semas), a Secretaria do Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiro Militar do Pará, realiza, nesta quarta-feira (08), a soltura de 101 quelônios de água doce e um jacaré-coroa na comunidade Igarapé do Costa, localizada no PAE Urucurituba, às margens do Rio Amazonas. A embarcação sairá às 8h30, do Estaleiro da Igreja da Paz.
 
De acordo com o médico veterinário do ZOOUNAMA, Jairo Moura, esses espécimes apreendidos pela fiscalização ambiental passaram por cuidados especializados. “A importância do Zoológico nesse processo é fundamental porque, após a apreensão, os animais são encaminhados para avaliação clínica e biometria (aferição de peso e tamanho). Agora, estão sendo devolvidos à natureza”, destaca.
 
Para o herpetólogo (especialista em anfíbios e répteis) do curso de Biologia da UNAMA, Hipócrates Chalkidis, a ação de soltura é extremamente benéfica, por se tratar de animais com estado de saúde atestado por veterinários do zoológico. “A soltura não pode ser feita de qualquer forma, há todo um estudo prévio para saber quais as espécies que residem em determinado local, quais os principais predadores e presas, para que esses animais reintroduzidos tenham a capacidade de se manter no local sem interferência. Não podemos soltar um predador em um local onde não se tem presas, pois ele vai procurar outros locais para se alimentar”, explica.
 
Proteção Ambiental 
 
Segundo a Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605/98, a multa é de R$ 5 mil por animal, para quem mata, persegue, ou comercializa esta espécie. A principal lei de proteção aos animais no Brasil ainda continua sendo a Constituição Federal, porém, cada estado adota ajustes separados, de acordo com sua realidade.

Comentários