Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


ZOOUNAMA fará soltura de animais na Flona do Tapajós

A soltura acontecerá na área de preservação permanente da Floresta Nacional do Tapajós, no Km 117 da Rodovia BR-163, cidade de Belterra
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 15/03/2022 - 17:09 - Atualizado em: 16/03/2022 - 09:39
O ZOOUNAMA, junto com Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente – Semma e Semas, realiza, nesta quarta-feira (16), a soltura de jabutis da pata vermelha, jabutis da pata amarela, quatis e jaguatiricas. Todos foram vítimas da caça predatória e passaram por um processo de adaptação no Zoológico. A soltura acontece no período da manhã, na Floresta Nacional do Tapajós, que fica aproximadamente a 80 km de Santarém, no Oeste do Pará.
 
De acordo com o médico veterinário do ZOOUNAMA, Jairo Moura, quando os animais chegam ao Zoo, são avaliados pela equipe técnica formada por profissionais da biologia e da medicina veterinária, quando são efetuados os cuidados necessários de cada espécime. Neste contexto, cada caso requer uma avaliação diferenciada, visando sobretudo a recuperação dos animais feridos e o uso de medidas profiláticas.
 
“Quando esses animais chegam até o zoológico, passam por um período de avaliação. Eles são vermifugados, recebem nutrição adequada e, após serem considerados aptos, são devolvidos à natureza, seguindo as normas vigentes do país”, ressalta o veterinário.
 
Segundo Jairo, entre os animais que serão reinseridos na natureza estão duas espécimes de jaguatiricas (Leopardus pardalis). “Vale ressaltar que estes felinos estão na lista dos animais ameaçados de extinção, estão no topo da cadeia alimentar e fazem parte dos constituintes faunísticos da Floresta Nacional do Tapajós”, explica.
 
No total, serão 57 animais da fauna amazônica que agora poderão ter uma segunda chance de viver em seu habitat. Desta forma, o ZOOUNAMA cumpre a função ímpar de receber, reabilitar e devolver ao ambiente propício os animais da fauna selvagem brasileira.

Comentários