Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


ZOOUNAMA devolve Tamanduá-mirim à natureza

A soltura foi realizada em parceria com Semma e ICMBio
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 28/07/2020 - 15:47
Tamanduá-mirim
O tamanduá foi encontrado em um caixote de madeira no bairro Bela Vista do Juá
No último sábado (25), o ZOOUNAMA – Zoológico da UNAMA realizou mais uma soltura de um animal silvestre na Floresta Nacional do Tapajós. Trata-se de um Tamanduá-mirim resgatado e encaminhada ao zoológico por meio da Secretaria de Saúde do município. Essa espécie pertencente à mesma ordem da preguiça. A soltura foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambeinte e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
O tamanduá era adulto e foi encontrado em um caixote de madeira no bairro Bela Vista do Juá, próximo ao aeroporto de Santarém, pesando 5,2kg. Na avaliação clínica, foi observado que não possuía fraturas e nenhum ferimento, respondendo bem aos estímulos. De acordo com a administradora do zoológico, Mary Jane Carvalho, o animal estava apto para soltura.  
 
“Nossa equipe de médicos veterinários e biólogos examinaram e observaram que o quadro do animal era estável e que poderia retornar ao seu habitat o mais breve possível. Ele foi encontrado em uma obra, na área urbana de Santarém, na sexta-feira (24). Logo após identificarmos o estado dele, acionamos os órgãos ambientais e realizamos, no sábado, a soltura”, relatou.
 
O Tamanduá-mirim, conhecido cientificamente como Tamandua tetradactyla, é um mamífero pequeno, que pode viver até 20 anos e pesar, na fase adulta, até 7kg, e seu comprimento corporal vai de 45 cm a 85cm. Esse animal habita em toda a América do Sul, entre o leste da Cordilheira dos Andes e outros países, como Venezuela e Uruguai. Já no Brasil, ele pode ser encontrado em todo território nacional.

Comentários