Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Zonas urbanas podem interferir na qualidade de vida de animais silvestres

Em Belém, dois parques, que estão localizados no centro da cidade, sofrem interferência na qualidade de vida e bem-estar animal. Tema será tratado durante Congresso Multidisciplinar de Saúde da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 13/04/2018 - 16:33
Imagem mostra vista aérea de parque em Belém
A urbanização afeta diretamente a qualidade de vida dos animais
Belém é uma capital com grandes parques zoobotânicos que abrigam uma enorme variedade de animais silvestres.  A influência urbana nesses espaços gera consequências no bem-estar animal e servem como base de estudo e discussões entre profissionais da área. Os especialistas afirmam que a urbanização afeta diretamente a qualidade de vida dos animais que habitam próximo às áreas aonde o processo de urbanização chega.
 
De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária, Ellen Eguchi, a presença do bioma de qualquer esfera para animais silvestres é imprescindível para uma vida longa e de qualidade. “Alguns problemas como o desenvolvimento de doenças pulmonares, atropelamentos, são alguns dos fatores que a urbanização afeta na vida desses animais, por exemplo, já que aqui na capital os parques zoobotânicos são no centro da cidade. Eletrocussão e alimentação inadequada por parte da população ranqueiam a lista de problemas”, analisou.
 
Os animais habitantes dos parques zoobotânicos são quase que na totalidade pertencentes ao bioma amazônico, adaptados a esse clima quente e úmido e diferentes dos bichos exóticos que habitam os zoológicos no Brasil, segundo a professora. “Estruturalmente, os dois parques antigos de Belém apresentam diferenças com relação à proposta dos órgãos competentes, porém estão em adaptação e mudança para os novos padrões requeridos, já que a legislação vigente é mais nova que as estruturas dos parques. Além disso, falando em números, a qualidade de vida no que diz respeito a bem-estar está adequada, sim, visto que a taxa de natalidade e longevidade dos animais habitantes está nos conformes para mais, inclusive. O Bosque Rodrigues Alves tem o peixe boi mais antigo em cativeiro do mundo, com mais de 60 anos, quando a média de vida chega a apenas cinquenta”, afirmou a professora.
 
Para Ellen, um ambiente mais agradável para o animal, seja zoológico ou Zoobotânico, é o enriquecimento ambiental. “Existem cinco tipos: alimentar, social, cognitivo, sensorial e físico. Todos eles visam a mesma coisa: diminuir estresse e tempo de ócio, além de aproximar o animal em questão ao habitat e hábitos de como se ele fosse de vida livre. Inclusive, estou orientando um trabalho nesse sentido no Bosque. É uma ferramenta muito eficaz no que diz respeito a qualidade de vida dos animais”, destacou.
 
A professora afirma que os animais que estejam apresentando comportamentos de automutilação principalmente, além de comportamentos repetitivos que caracterizam o estresse podem ser considerados tipos de interferência na vida desses animais e a recomendação é o acompanhamento de um profissional para as medidas terapêuticas tanto medicamentosas como de conduta do proprietário.
 
Essa e outras discussões são temas que fazem parte da programação do Congresso Multidisciplinar de Saúde, promovido pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e Grupo Ser Educacional. O tema central da conferência é “A humanização em saúde: desafios e os novos cenários”. A abertura contará com a presença do reitor da Instituição, Dr. Janguiê Diniz, no dia 26 de abril, às 19h, no Hangar Centro de Convenções. Saiba como participar do evento neste link

Comentários