Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Volta às aulas: 4 dicas para criar uma rotina de estudos antes mesmo do carnaval

As aulas começam antes do carnaval por uma razão, e você não pode deixar as festas atrapalharem seus estudos!
Por: 06/02/2023 - 11:49
O carnaval é uma das celebrações mais esperadas durante todo o ano. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Para muitos a volta às aulas pode ser um momento de retorno à rotina, acordar cedo, fazer trabalhos e etc. Por outro lado, há muitos estudantes que anseiam a volta das atividades acadêmicas para que o crescimento profissional seja visto com cada vez mais nitidez. Mas uma coisa que não se pode negar é a dificuldade da maioria dos estudantes em retomar a rotina de estudos, principalmente no começo do ano, que além das festas e férias, ainda tem o carnaval!

Para saber como se manter dentro de uma grade de estudos ainda antes das festividades de Momo, continue a leitura.

1- Organize seus materiais de anotações

Não importa se é um caderno de 10 matérias ou um bloco de notas. No primeiro dia de aula é imprescindível que você esteja com seu material devidamente separado e pronto para ser utilizado. Mesmo sabendo que as primeiras aulas são, geralmente, apenas introdutórias, é sempre bom anotar datas de provas e trabalhos, ou até mesmo indicação de livros que os professores costumam passar nas primeiras aulas.

Se ainda assim você não achar necessário levar nada para anotar, lembre-se que o caderno ajuda a praticar a escrita, e você pode criar conexões do que anotar com o que estiver sendo falado, assim facilita a memorização.

2- Volte a estudar “aos poucos”

Não adianta dar todo o gás e afinco nos estudos na primeira semana de aulas, vai ser apenas um gasto desnecessário de energia. O que você pode fazer ao montar o seu cronograma de estudos do semestre é colocar curtos momentos de estudos nas primeiras quatro semanas, por exemplo, de 15 a 30 minutos por dia de revisão e estudos. Dessa forma, você consegue relembrar os primeiros assuntos de forma leve, sem se cansar, mas também não vai deixar o assunto acumular para depois do carnaval.

Após a quarta-feira de cinzas, você já pode aumentar gradualmente o seu tempo diário de estudos. Mas lembre-se que é melhor ser constante do que intenso. Tente distribuir seus estudos e revisões por vários dias na semana durante algumas horas, ao invés de focar muitas horas em poucos dias.

3- Tire alguns dias da semana para estudar na biblioteca

Aproveite os espaços que a sua instituição de ensino oferece para focar nos seus estudos. Além das salas de aula, laboratórios de informática e áreas abertas, você também pode tirar algumas horas do seu dia para visitar a biblioteca. Lá você pode ter acesso às salas de estudos e a outros espaços disponíveis, como mesas individuais, tomadas para conectar seu notebook e rede de wifi.

Assim você cria o hábito de estudar em ambientes diferentes, não apenas na sua casa ou na sala de aula, e pode aproveitar a biblioteca menos lotada no início do semestre. Ainda por cima, você pode consultar a bibliografia indicada por seus professores para acompanhar os assuntos das disciplinas. Tudo isso pode ser feito antes mesmo de você ter tarefas ou trabalhos para executar.

4- Não falte as aulas do início do semestre

Sabemos que é direito de todo aluno se ausentar de uma quantidade específica de aulas de cada disciplina. A dica final que temos é para você não “gastar” as suas faltas nas primeiras aulas do semestre letivo. Nas primeiras aulas os professores geralmente passam informes importantes, como a dinâmica de avaliação e datas de entrega de trabalhos, ou até mesmo é feita a divisão de grupos que serão mantidos até as provas finais.

Desse modo, é importante você não faltar a essas aulas iniciais, pois você pode também se apresentar aos professores. Essa é uma boa técnica para “ser lembrado” pelos docentes, caso precise de um atendimento especial, além de se mostrar interessado na disciplina.

E então, gostou das dicas? Aproveite as primeiras semanas de aulas para se destacar e se manter sempre em dia com os seus estudos. E se você ainda não fez sua matrícula, não perde tempo, clica aqui e venha fazer parte do nosso time!

Comentários