Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você sabe qual a importância do fonoaudiólogo no combate à Covid-19?

Os profissionais atuam na reabilitação de pacientes após a fase de extubação
Marcele Lima Por: 11/12/2020 - 15:38

Há 1 ano passamos a ser assombrados por um vírus desconhedido que começava a fazer suas primeiras vítimas na China. Rapidamente o mundo todo se viu no meio de uma guerra e milhares de pessoas perderam suas vidas depois de se contaminarem. No entanto há também muitas outras milhares que conseguiram vencer a batalha graças ao trabalho incansável das equipes de saúde multidisciplinar compostas, além dos médicos e enfermeiros, por nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, entre outros. 

Os fonoaudiólogos desempenham um papel fundamental na recuperação de quem precisou ficar intubado. Isso porque o longo tempo em que os pacientes precisam da ajuda das máquinas para respirar acaba prejudicando funções simples do corpo humano como a mastigação. “O profissional de fonoaudiologia que atua dentro da equipe multidisciplinar de saúde  no combate ao Covid 19 em UTI é o responsável pela delicada tarefa de reduzir ou minimizar riscos de broncoaspiração. Sua ação  ocorre  de maneira preventiva ou reabilitadora”, explica a fonoaudióloga Aline Fátima Assi, especialista em Fonoaudiologia Hospitalar e Mestre em Terapia Intensiva.

O longo tempo de internação exige que o paciente passe por um processo de reabilitação, tendo que reaprender a ficar de pé, respirar sozinho e até mesmo comer. Muitos depois da extubação podem apresentar disfagias, que é a dificuldade de deglutir os alimentos.  “Devido ao uso desse suporte ventilatório  ocorre  o desuso  ou diminuição  das musculatura envolvidas nas funções estomatognáticas,  como respiração, mastigação e deglutição, causando a fraqueza desses músculos, levando a possíveis  alterações  musculares que podem vir a desencadear algum tipo de disfagias”, afirma a especialista Aline Fátima Assi. 

No trabalho desenvolvido pelos fonoaudiólogos nos hospitais está também a escolha dos melhores alimentos para começar uma dieta oral, além da restauração da capacidade de comunicação desses pacientes. E em meio a possibilidade iminente, segundo as autoridades de saúde, de uma segunda onda de Covid-19, a Fonoaudiologia Hospitalar e Mestre em Terapia Intensiva diz que um dos maiores desafios da sua profissão é justamente a falta de profissionais como ela atuando na linha de frente e em UTIs hospitalares. “Existem poucos fonoaudiólogos inseridos  nas equipes  multidisciplinares  dentro da UTI, tornando o atendimento tardio, desfavorecendo o prognóstico do paciente”, conclui.    


Dia do Fonoaudiólogo 

09 de dezembro é comemorado o dia do fonoaudiólogo. A data foi escolhida porque neste dia em 1981 o Decreto de Lei nº 6.965 regulamentou a profissão no Brasil! Parabéns a todos os fonoaudiólogos brasileiros! Agradecimento especial a todos e todas que atuam na recuperação de pacientes que venceram o coronavírus! 

 

Comentários