Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você sabe o que é MBA?

A sigla não é incomum: com certeza você já viu ou ouviu falar por aí. Mas, afinal, o que é MBA e quem deve fazê-lo? Para que serve?
Por: Caroline Melo 28/09/2016 - 00:00 - Atualizado em: 11/10/2016 - 15:11
Foto: Freepik
MBA é considerado um diferencial
MBA, com a pronúncia “ême-bi-ei”, é a sigla em inglês para a categoria de pós-graduação “Master Business Administration”. Mas como isso não é o suficiente para explicar, buscamos o diretor de Pós-graduação da UNINASSAU-Centro Universitário Maurício de Nassau, Marcovan Porto, para entender melhor. Segundo ele, um MBA significa “a oportunidade de crescer na sua carreira como gestor”. Ele tirou algumas dúvidas bem comuns que os alunos têm sobre esta modalidade de pós-graduação e esclareceu como funciona um MBA.
 
O que é?
 
O Master Business Administration traduzido para português seria “Mestre em Administração de Negócios”. O MBA é uma pós-graduação com o caráter de especialização lato sensu, ou seja, tem como base o aperfeiçoamento de competências teórico-práticas em administração, gestão e negócios. 
Essa pós-graduação garante a seus concluintes certificados e não diplomas, uma vez que no Brasil – ao contrário de outros países –, o MBA não é reconhecido como um título de mestrado e acaba se configurando como especialização no mercado.
 
Para que fazer o MBA? 
 
“Se você quer se tornar gestor, um MBA faz diferença no seu currículo”, avisa Marcovan Porto. Abrangentes, as áreas em que esse curso pode ser aplicado são várias. Um MBA pode formar gestores, empreendedores e administradores com ênfase em finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, entre outras e possui uma duração mínima de 360 horas. 
Durante o curso, as habilidades dos alunos são desenvolvidas dentro de um ramo específico. Lá são promovidos o pensamento estratégico e capacidades de gerenciamento de processos dentro dos negócios. Além disso, um aluno com MBA adquire a capacidade de atuar em uma área com a confiança de ter uma formação mais completa e apurada para se manter no setor. 
 
O MBA na UNINASSAU
 
Fazer o MBA garante algumas vantagens. Em sala de aula há a possibilidade de networking com outros encarregados de gestão no mercado, além de ter contato com um corpo docente formado por executivos, mestres e doutores com experiência na área. 
O currículo dos cursos também é voltado para a formação da liderança, orientando os alunos para gestão e administração. Os gestores já saem preparados para atuar tanto para a atuação em organizações públicas e privadas. 
 
Quem pode fazer um MBA?
 
Graduandos que queiram se aprimorar profissionalmente e estar aptos para encarar os desafios no mercado de trabalho. O MBA vai servir para dar uma visão ampla ao aluno sobre o ambiente de negócios em um nicho determinado de mercado, posicionando-o em local de destaque sobre o mercado. 
Na UNINASSAU são oferecidos, entre outros, os cursos de MBA em Gestão de Pessoas, Logística Empresarial, Economia e Negócios, Auditoria e Controladoria, Gerenciamento de Projetos, Gestão Comercial e Vendas, Gestão Empresarial, Gestão Tributário e Gestão de Varejo de Produtos e Serviços.

Comentários