Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vocação que vem de berço: a história de Vanessa

Conheça a história da estudante de Direito, Vanessa Martins e inspire-se para fazer sua escolha profissional
Por: Taísa Silveira 15/05/2017 - 16:58 - Atualizado em: 29/05/2017 - 13:45
Vanessa Vieira e seu pai, o professor Marcelino Vieira
Vanessa Vieira e seu pai, o professor Marcelino Vieira
Vanessa e Marcelino são duas gerações de bacharéis em Direito, pai e filha. Ambos apaixonados e comprometidos com a área refletem um pouco das mudanças sobre o curso e a importância do cuidado e do apoio familiar no processo de escolha da carreira profissional.
Extremamente simpáticos, pai e filha mostraram-se muito animados e interessados em participar da reportagem e responderam todas as perguntas com cuidado e atenção, demonstrando o quanto se sentiam felizes pelo reconhecimento de suas trajetórias.
 
 
A escolha profissional geralmente é um momento que pode suscitar dúvidas e incertezas, mas 
às vezes os indícios de qual carreira seguir já aparecem nos primeiros anos de vida. Este foi o caso de Vanessa Vieira, aluna do 7° período do curso de Direito da UNAMA. “Eu sempre quis Direito. Quando eu era criança eu dizia que queria ser advogada porque queria defender as pessoas e eu acho que Direito completa a minha personalidade” conta.
 
Vocação profissional
 
Vanessa é uma jovem de 19 anos que encontrou dentro de casa sua maior inspiração; seu pai que detém um currículo admirável na área, acumula títulos acadêmicos e muita experiência. “Existem atividades que são inerentes à personalidade. É dom. Você pode até buscar outras áreas, mas a paixão te leva a essa atividade porque vem do coração, é um instinto que te traz de forma natural a buscar um aperfeiçoamento  e a realização daquilo que te faz bem. É o caso da docência comigo” revela, Marcelino Martins, docente há mais de 15 anos, sendo 11 na UNAMA.
 
Boa aluna, Vanessa conta que para realizar sua escolha profissional, avaliou inúmeros critérios, desde o porte da instituição ao corpo docente. “No Pará só tem duas universidades com o curso de Direito: a UFPA e a UNAMA. Eu fiz vestibular para ambas e passei nas duas mas escolhi a UNAMA”. Mas apesar de sua avaliação ter pesado os critérios pragmáticos, ela confessa que o apoio da família teve uma grande relevância na hora da sua decisão. “Apesar da minha família em peso ser da área da saúde, eu sempre tive muita liberdade para escolher o curso que eu queria e o caminho que eu queria seguir”.
 
“A família é a base de tudo”
Pai orgulhoso, Marcelino não deixa de rasgar elogios à filha que já está concluindo uma segunda graduação em Letras com Licenciatura em Francês e reforça a importância da base familiar na jornada acadêmica dos filhos. Ele diz que  a família é a estrutura que unifica as pessoas e reconhece que o ambiente universitário deve ser dinâmico e estar aberto para as possibilidades transformadoras da educação. Falando sobre sua época de estudante, ele conta quando sentiu que sua filha seguiria seus passos. “Quando eu era estudante do curso de Direito, ela tinha cerca de 5 anos. Um dia ela pegou um livro meu e começou a folhear e me olhar muito. Aí ela disse: “papai, é muita informação né?” e eu respondi “Sim, é muita informação.” “o que é isso, papai?” “Isso minha filha, é Direito” aí ela disse: “é isso que eu quero ser” relembra saudoso.
 
Quando perguntada sobre a importância de sua mãe e seu pai em sua jornada universitária, Vanessa é categórica. “A família é a base de tudo é nossa estrutura primária e é nela que a gente aprende nossa moral e nosso caráter, que nos influencia para muita coisa”.
 
Papel social
 
Além do bom exemplo dentro de casa, a estudante revela que a escolha pela UNAMA, aconteceu especialmente em razão da formação diferenciada a que os alunos têm acesso. “Uma boa universidade deve ter uma boa estrutura, profissionais com currículos admiráveis e eventos envolvendo nossa área. Alguns professores marcaram a minha formação mas alguns se sobressaíram por uma questão de afinidade. Hoje a gente tem tudo mais fácil, principalmente na nossa área que tem constante modificação a gente tem livros atualizados e  os professores estão sempre atualizados até pela facilidade tecnológica”.
 
Pai e filha entendem que sua atuação é muito importante para a promoção da justiça e da equidade de direitos. “Todos nós temos um papel social, por sermos seres políticos e vivermos em sociedade, mas eu como bacharel em direito tenho uma obrigação, uma responsabilidade de lutar pelo direito acima de tudo” reflete a aluna. Sua convicção também é dividida com seu pai que diz ainda que o advogado ocupa um lugar fundamental e destaca a relevância das instituições de ensino para esse processo. “O Direito é a única profissão que tem seu papel definido na Carta da República em seu artigo 133. O advogado vai administrar a semente da justiça nos litígios, é ele que vai orientar o cliente, do que ele tem direito, ele quem vai orientar o próprio juiz e vai mostrar os valores que devem ser preconizados.  O papel da UNAMA é um papel social, porque ela é protagonizante nessa mudança de modo de pensar, condutas” finaliza.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários